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.Carlitos: a solidariedade em meio à fome, ao desemprego e à exclusão social. Por Flávio Amaral
.....De chapéu coco, bengala, paletó, calças largas e sapatos furados, Carlitos vaga pelas ruas tentando sobreviver. O personagem criado por Charles Chaplin é certamente o mais célebre da história do cinema. Em algumas dezenas de filmes, entre curtas, médias e longas-metragem, nenhum outro personagem do cinema mundial teve tanto êxito ao abordar a exclusão social (...) Do Repórter Social, nov/2005
.Um épico de vidas infames. Por Maria Rita Kehl
.....Se "Cidade Baixa" fosse apenas uma história de amor, já seria um belo filme. O amor restou como única forma de transcendência à disposição de nossas vidas privatizadas: quanto mais se amesquinha a vida pública, no Brasil, mais inflado nosso imaginário amoroso. Se "Cidade Baixa" se limitasse a corresponder à nossa carência insaciável de histórias de amor, temperado com cenas de bom erotismo, já estaria melhor que a encomenda. Mas penso que o filme de Sérgio Machado vai além. Na Folha de S. Paulo, 13/11/2005
.“Manderlay” e a máquina da opressão. Por Sérgio Domingues
.....A continuação de “Dogville”, de Lars von Trier, tem diversas dimensões. Mas a principal delas é, sem dúvida, a denúncia do racismo e de como funciona a opressão. Não só nos Estados Unidos, nem apenas em seu aspecto ativo, mas também em sua forma passiva e universal.
.“Vale A Pena Sonhar”
.....A trajetória de uma das mais ricas personalidades da vida social e política do país, percorrendo episódios históricos - como a Insurreição de 1935, a luta pela anistia e a fundação do Partido dos Trabalhadores, além da Guerra Civil espanhola e a Resistência francesa contra a ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial – e revelando motivações pessoais e dramas familiares. Assim é o longa-metragem “Vale A Pena Sonhar”, dirigido por Stella Grisotti e Rudi Böhm e produzido pela Superfilmes, que aborda a vida de Apolônio de Carvalho. (out/2005)
.Os filhos de Francisco Camargo e os "filhos" de Chico Buarque
.....Breno Silveira fez "Os dois filhos de Francisco" para mostrar o caminho de Zezé Di Camargo e Luciano até o sucesso. A dupla sertaneja canta para as vítimas de uma desigualdade social que só aumentou nos últimos 40 anos. Um público cada vez mais distante da realidade daqueles que admiram a maravilhosa obra de um Chico Buarque, por exemplo. Por Sérgio Domingues, setembro de 2005
.Em "Sin City", os anjos são sujos e justos
.....O filme de Robert Rodriguez e Frank Miller é a melhor adaptação do cinema de uma obra em quadrinhos. É um diálogo vitorioso das duas artes. Os anjos vingadores da Cidade dos Pecados estão destinados a cair. Mas não sem levar com eles alguns dos vermes humanos criados pela sociedade capitalista. Por Sérgio Domingues, agosto de 2005
.Na "Terra dos Mortos", junte-se ao time dos não vivos
.....George Romero explicou seu último filme com a seguinte frase: "Sempre achei que os zumbis são a classe operária na sociedade dos monstros". Com essa dica, é possível ver no filme uma crítica ao capitalismo. A nós cabe nos juntar aos zumbis contra os monstros. Por Sergio Domingues, julho de 2005.
."Guerra nas Estrelas" despreza a política... e o povo
....."A vingança dos Sith" é o último filme da fantasia espacial criada por George Lucas. Neste episódio fica mais claro o desprezo de Lucas pela política. Combinado com a ausência do povo, pode ser uma posição perigosa porque leva facilmente ao conservadorismo. Por Sérgio Domingues, junho de 2005
.Quanto algumas ONGs ganham com a miséria?
....."Quanto vale ou é por quilo?" é o mais novo filme de Sérgio Bianchi. ONGs e entidades desonestas são acusadas de lucrarem com a miséria, usando dinheiro público. E ainda mostra como a miséria tem cor e endereço definidos. É negra e favelada. Por Sérgio Domingues, maio de 2005
.Um salto cego, mas em direção à luz
....."Cabra-Cega", de Toni Ventura, é um excelente filme. Mostra os erros da esquerda armada, que tentou desafiar a ditadura militar de forma isolada. Por outro lado, honra a coragem de quem enfrentou as trevas saltando em direção à luz. Por Sérgio Domingues, maio de 2005
.“Um filme falado” afirma a sabedoria das palavras
.....A mais recente obra de Manoel de Oliveira pode parecer uma defesa da civilização branca e ocidental. Mas é possível chegar à conclusão oposta. O filme alerta para a necessidade de que a ação seja orientada pela sabedoria da fala. Seja ela ocidental ou oriental. Por Sérgio Domingues, maio de 2005
.Walter Salles protesta contra organizadores do Oscar
.....Premiado com a melhor canção no Oscar 2005, o compositor uruguaio Jorge Drexler não pôde interpretar "Al otro lado del río", apresentada originalmente no filme "Diários de motocicleta", de Walter Salles. Sobre a interpretação de Antonio Banderas e Santana na cerimônia, Salles é categórico: "(...) não tem qualquer semelhança com a versão original que está no filme, tanto na forma quanto no conteúdo. Estava equivocada até no cenário e no figurino. Se nos convidam para essa festa, que nos aceitem como somos, e não como acham que devemos ser". Leia a íntegra da nota. Do Boletim NPC n.63, março de 2005
."Alexandre, o grande": foi mal de bilheteria, melhor na ousadia
.....O mais recente filme de Oliver Stone mostra um Alexandre guerreiro, corajoso, conquistador. E bissexual. Isso parece estar contribuindo para seu fracasso nas bilheterias. De nossa parte, merece aplausos pela coragem de levar a questão ao grande público. Por Sérgio Domingues, janeiro de 2005
.EUA lutam para expandir seus domínios na cultura global
.....País força acordos de liberalização no setor audiovisual. Por Nicole Vulser, do Le Monde, 24/12/2004
.Incríveis, somos todos nós
.....Por Sergio Domingues, dezembro de 2004. No desenho animado "Os Incríveis", uma família de super-heróis tem que esconder seus poderes. Nós, ao contrário, temos que redescobrir nossas super habilidades. As que foram seqüestradas e escondidas pela sociedade de classes.
.Expresso Polar: uma prece para o "santo" capitalista
.....São Nicolau transformou-se no Papai Noel, velho, barbudo e gordo por obra e graça da Coca-Cola. Um verdadeiro santo capitalista. O filme de Robert Zemeckis é uma prece caprichada e nos faz perguntar porque a figura redonda e vermelha tem tanto apelo. Por Sérgio Domingues, novembro de 2004
.Romantismo, cinema e TV
.....Por Sergio Domingues, novembro de 2004. Acreditem, o romantismo é um protesto contra a sociedade capitalista. O estranho é que Hollywood e a Globo usem e abusem desse tipo de protesto.
.Sem o calor da lei
.....Por Luiz Fernando Gallego, novembro de 2004. "Chamas da Vingança" conta a estória da fúria narcisista de um guarda-costas que não conseguiu evitar o seqüestro da criança que ele acompanhava. A partir desta frustração ele retomará sua implacável mecânica de “máquina de matar”: afinal, é um ex-agente com muitos serviços prestados a Tio Sam em territórios fora dos EUA.
.O capitalismo cobra 1,99 para destruir a vida
.....Por Sergio Domingues, outubro de 2004. O filme “1,99”, de Marcelo Masagão, faz a crítica do consumismo. Mostra que a vida dominada pela mercadoria pode ser levada à destruição. A ironia é que foi aceito no mundo das mercadorias sem maiores preconceitos.
.O Audiovisual e Nós
.....Do Planeta Porto Alegre, em setembro de 2004. "Macunaíma, Subdesenvolvimento e Cultura", de Samuel Pinheiro, inicia um debate que marcará 2005: as políticas culturais e a identidade de uma nação
.Desmanchando as camas de gato
.....Por Sérgio Domingues, outubro de 2004. Alexandre Stockler fez de “Cama de Gato” uma denúncia da violência e impunidade entre jovens da classe média. Mostra a miséria de sentido que o capitalismo representa em suas vidas. A esquerda também deve denunciar essa situação, mas evitando armar novas camas de gato.
."A Vila" e o isolamento conservador
.....Por Sérgio Domingues, em setembro de 2004. "A Vila", do diretor M. Night Shyamalan, faz a denúncia do papel maléfico do dinheiro e defende o isolamento das relações capitalistas. Mas isso não é possível. A luta contra o capitalismo tem que ser global. Experiências como o "socialismo num país só" da União Soviética mostram isso.
.Por que Olga incomoda?
.....Por Emir Sader, jornalista e professor da USP e UERJ, agosto de 2004. Olga incomoda. Ninguém sai do cinema alheio a esse belo filme, baseado na obra-prima de Fernando Morais, que desagradou a imprensa e alguns “formadores de opinião”. A crítica cinematográfica ficou incomodada, alguns jornais chegam ao limite de praticamente não recomendar o filme, pela baixa avaliação que lhe dão, em comparação com a quantidade de porcarias holywoodianas recomendadas diariamente.
.Cartas à imprensa: Pra quê mentir?
.....Esta carta, do leitor Pedro Amaral de agosto de 2004, foi enviada recentemente ao jornal O Globo, mas por alguma razão eles não a publicaram. O Globo não publicou, o NPC publica. "Prezados senhores: Em artigo sobre a obra "Fahrenheit 9/11" publicado na seção "Opinião" do "Globo" de 10 de agosto último, o Sr. Ali Kamel afirma que "o filme 'denuncia' que o serviço secreto protege a embaixada da Arábia Saudita". É mentira. (...)"
.Cartas à imprensa: Brasil de Fato e o filme "Olga"
.....Esta carta foi enviado por Luís Mergulhão ao Jornal Brasil de Fato em agosto de 2004. "Caros Companheiros de Luta: Permitam-me discordar profundamente da análise do filme "Olga", publicada na última edição. "Olga" é acusado de ser romântico, comercial e feito para o grande público. (...)"
.Olga: um belo sacrifício pela causa errada
.....Por Sérgio Domingues, agosto de 2004. O trabalho bem feito do diretor Jayme Monjardim honra a coragem da militante alemã e mostra o carrasco que foi Getúlio Vargas. Só não mostra as semelhanças entre as políticas varguista e stalinista em relação ao nazismo que assassinou Olga.
.Acerca do futuro do audiovisual brasileiro
.....Por APROCINE, 9 de agosto de 2004
."Eu, Robô" e a esperteza artificial
.....Por Sérgio Domingues, agosto de 2004. Temas como a inteligência artificial ou a relação entre o direito e a moral poderiam ser bem explorados pelo filme de Alex Proyas. O diretor preferiu ficar na diversão superficial.
.Shrek e o futuro dos atores de Hollywood
.....Por Sérgio Domingues, junho de 2004. O filme de Andrew Adamson, Kelly Asbury e Conrad Vernon aperfeiçoou a animação de personagens humanos. Ao mesmo tempo, atores reais ficaram fora de cena, dublando seus colegas desenhados. Há quem diga que a profissão vai perder empregos para atores virtuais.
.Depois de amanhã mostra poder de distorção de Hollywood
.....Por Sérgio Domingues, junho de 2004. O filme 'O Dia Depois de Amanhã', do diretor Roland Emmerich, poderia servir como um alerta para o problema do aquecimento do planeta. Mas, as necessidades comerciais de Hollywood transformam tudo em diversão inconseqüente.
.Che Guevara de La Mancha
.....Por Sérgio Domingues, maio de 2004
.“Diários de Motocicleta”, um filme essencial
.....Por Claudia Santiago, maio de 2004
.A Beleza Americana no Iraque
.....Por Sérgio Domingues, maio de 2004
.A câmera toma partido em Pão e Rosas
.....Texto compilado; Por León Diniz, em abril de 2004
.O cristo supersticioso e amigo dos ricos de Mel Gibson
.....Por Sérgio Domingues, março de 2004
.De volta ao Cidade de Deus: o difícil e o fácil nas escolhas estéticas
.....Por Sérgio Domingues
.Asterix ajuda a entender o capitalismo
.....Por Sérgio Domingues
.Lisbela e os prisioneiros do tédio
.....Por Sérgio Domingues
.Enlatado made in USA: Samuel L.Jackson vai ao Festival do Rio 2003 lançar seu novo filme
.....Por Latuff
.Filmes de guerra: como culpar as vítimas por serem vítimas
.....Por Sérgio Domingues
.Documentário investiga sinistra Operação Condor
.....Por Susana Schield
.O Príncipe
.....Por Elizabeth Lorenzotti
.Cidade de Deus, do jeito que o diabo gosta
.....Por Sérgio Domingues
.Começa a ser rodado filme sobre a guerrilha do Araguaia
.....Por Luiz Carlos Antero e Rita Polli
.A vida de Apolônio de Carvalho nas telinhas
.....Por Camila Agustini
.O estranho Oscar de Michael Moore
.....Por Sérgio Domingues


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