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Bonner & Homer. Por que o Jornal Nacional adora Homer Simpson. Por Sérgio Domingues
A revista CartaCapital (nº 71, dezembro de 2005) trouxe uma excelente reportagem chamada "De Bonner para Homer". Ela dá pistas sobre os mecanismos que o mais assistido telejornal do país utiliza. Entre eles, explicar para esconder e transformar o negativo em positivo. (...) Dezembro de 2005

Sobre a necessidade de ser claro. Por William Bonner
Matéria assinada pelo jornalista e professor Laurindo Lalo Leal Filho ("De Bonner para Homer"), publicada na edição com data de 5/12 da revista CartaCapital, provocou uma resposta de William Bonner, editor-chefe do Jornal Nacional. Instado pelo jornalista Claudio Tognolli (de quem foi colega de turma na ECA-USP) a comentar o texto de Lalo, Bonner redigiu a manifestação reproduzida no Observatório da Imprensa e divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. (...) Dezembro de 2005
.Jornais, manchetes e números sejamos sempre um pouco desconfiados...
....."A manchete é a bandeira do dono do jornal"; Jornais – impressos ou eletrônicos - costumam, periodicamente, "retratar" o desempenho da economia e do governo. Para isso, precisam trabalhar com medidas, indicadores quantitativos. Contudo, os indicadores que construímos (nós ou eles) não são neutros, não são independentes do lugar em que estamos, na sociedade. E não são independentes do rumo que pretendemos dar à sociedade – o nosso projeto, a nossa ideologia. Por Regis Moraes, maio de 2005
.As formas não se opõem à arte de escrever
.....É lamentável que a narração jornalística se tenha desumanizado, a ponto de nela se valorizarem coisas como índices e percentagens, mais do que falas, emoções e identidades humanas. Entretanto, continua a haver espaço para rebeldias criativas nas redações. Até porque é sempre possível dar trato de arte ao texto jornalístico – qualquer que seja a forma. Por Carlos Chaparro, maio de 2005, no Comunique-se
.Malandragem visual
.....Por Gustavo Barreto, 5 de setembro de 2004. Para convencer seus leitores de que o país, adotando a ortodoxia da economia de mercado, irá alcançar um crescimento sustentável com distribuição de renda, os editores do jornal O Globo não só reproduzem um noticiário amigável ao governo e aos investidores internacionais. A comunicação possui técnicas pouco conhecidas do público, mas fartamente utilizadas pelos profissionais de mídia e muito estudadas no meio acadêmico.
.Caco Barcelos: Indústria da segurança alimenta a retórica conservadora
.....Por Juliana Andrade
.Neoliberalismo - a fala do capital financeiro
.....Por Reginaldo C. Moraes
.Linguagem: acesso e distância do poder
.....Por Claudia Santiago, novembro de 2001
.Os narradores mudos de Javé
.....Por Sérgio Domingues


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