Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 

http://www.piratininga.org.br     

Boletim do NPC Nº 152De 15 a 31/8/2009
Para jornalistas, dirigentes, militantes
e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais



Notícias do NPC


Em setembro abrem as inscrições para o 15º Curso Anual do NPC (11 a 15 /11)

Tema geral do curso: A mídia, verdadeiro partido da burguesia 

           O 15º Curso Anual do NPC será realizado de 11 a 15 de novembro (de quarta a domingo), no  Palácio Capanema (prédio da Funarte), no Centro do Rio, mesmo local onde aconteceu o 12º Curso, em 2006. 

           A novidade é que este ano o curso terá início na quarta-feira, às 14 h. Como sempre, será bem puxado. Na quarta, será das 14h às 21h. Quinta e sexta serão dias bem cheios. No sábado serão oferecidas as oficinas, optativas. Cada participante poderá escolher duas oficinas, que acontecerão das 9h30 às 11h30, e das 11h30 às 13h30. 

          A tarde e a noite de sábado serão livres. Domingo, às 9 horas, haverá a projeção do filme Linha de passe, no cine Odeon, centro da cidade. Depois terá um debate com João Pedro Stedile, do MST; Walter Moreira Salles, diretor do filme; e o MC Leonardo.  

         A estrutura do curso garante hospedagem de quarta (das 12h) até domingo (12h), almoço coletivo, além das coisas típicas de um curso. A taxa de inscrição deve ficar em torno do mesmo valor do ao passado. Estamos fazendo de tudo para manter os custos. 

Em resumo, os temas e os palestrantes do curso deste ano são:

Mídia, o verdadeiro partido da burguesia

# Virgínia Fontes # José Arbex Jr. # Pascual Serrano

 Cultura: da academia ao baile funk

# Adelaide Gonçalves # *Renato Ortiz  # *Beatriz Vieira  # Grupo O Levante

A Mídia e resistência na América Latina hoje

# Denis de Moraes # Altamiro Borges 

Mídia de Resistência: sindicatos e movimentos

# Vito Giannotti # Josi-Sintrajud/SP # Henry – Sisejufe/RJ # Clomar Porto - Metal. Caxias do Sul # MST

Mídia de Resistência: Revistas e Alternativas

 # Regis Moraes # * Revista Fórum (Renato Rovai) # Caros Amigos (Hamilton de Souza) # Brasil de Fato (Alipio Freire) # * Retratos do Brasil (Raimundo Pereira)

A mídia no Brasil e a CONFECOM

# Venício Lima  # Christian Góis  # * Lúcio Flavio Pinto # * Nilton Ouriques  # Gustavo Gindre  # Marcos Dantas

 Criminalização da pobreza e dos movimentos sociais pela mídia

# Claudia Santiago # Gizele Martins # Maurício Campos

 A Mídia na América Latina hoje

# Beto Almeida # Shirlei Orozco  - Cônsul da Bolívia  # Editor de El Cambio (Bolívia) # Maria Lúcia Fattorelli # Gustavo Codas (Paraguai)

SÁBADO -  OFICINAS OPCIONAIS

1- Linguagem -  2 - Ilustração – 3 - Fotografia – 4 - Rádio comunitária –

5- Jornalismo popular – 6 - Infográficos 

DOMINGO: Projeção de Filme (CINE ODEON) 

Exibição e debate sobre o filme Linha de Passe

# Claudia Santiago # João Pedro Stedile # MC Leonardo # Walter Moreira Salles 

* Falta confirmação. 

No próximo boletim serão dadas as informações definitivas.



Curso de Oratória 2009 já tem data marcada

oratoria

O curso de oratória do NPC será nos dias 25 e 26 de setembro, das 9h às 18h, no Sindicato dos Engenheiros (Senge), Centro do Rio. Vito Giannotti, coordenador do NPC, falará sobre a preparação e organização de discurso, voz, olhar, gestos e posturas e linguagem. Haverá também exercícios práticos, com análise do desempenho de cada participante. 

As inscrições estão sendo feitas no NPC pelo e-mail npiratininga@uol.com.br ou pelos telefones (21)2220-4895 e 9903-0076. O Senge fica na Av. Rio Branco, 277, 17º andar.



Niterói fará sua Conferência Municipal de Comunicação no próximo sábado

A cidade de Niterói (RJ) realizará nos dias 28 e 29 de agosto, das 9h às 18h, a Conferência Municipal de Comunicação. O decreto de convocação saiu no dia 17 de agosto. O evento será realizado no Campus Gragoatá da UFF. No dia 27, a partir das 18h, vai ter um show de abertura na Praça São Domingos. Veja a programação completa em nossa página. O NPC participa do evento na sexta pela manhã.



Vito Giannotti participa de Pré Congresso da Apefaetec

Nesta quinta-feira, 20 de agosto, às 18h30, o coordenador do NPC Vito Giannotti fez palestra para o Pré V Congresso da Associação dos Profissionais de Educação da Faetec. Vito falou sobre a “História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil – do século XVI ao XX”. Mais informações em http://www.apefaetec.org.br/1_ciclo_palestras.html



Domingo é Dia de Cinema terá sessão de preparação para Grito dos Excluídos

petroleo

O Domingo é Dia de Cinema fará uma sessão extra no dia 6 de setembro. Será exibido o filme da campanha O Petróleo tem que ser nosso. Os debatedores serão a militante Maria Augusta Tibiriçá; Emanuel Cancella, do Sindipetro RJ; e Paulo Metri, da Aepet. A exibição será às 9h no Cine Odeon, Cinelândia, Rio. A atividade faz parte do calendário de preparação do Grito dos Excluídos, uma manifestação popular que sai às ruas de todo o Brasil no dia 7 de setembro.



NPC no Orkut e twitter

As atividades e notícias atualizadas do NPC podem ser acompanhadas pelo nosso twitter: http://twitter.com/npc_  (underline depois de npc)

E também confira nosso perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=4978015543164713213



‘A Batalha da Mídia’ e ‘A Ditadura da Mídia’ estão à venda no NPC

Para comprar os livros A Batalha da Mídia, de Denis de Moraes, e A Ditadura da Mídia, de Altamiro Borges, basta entrar em contato com o NPC. Ambos já foram divulgados no nosso Boletim. Mande um e-mail para npiratininga@uol.com.br e boletimnpc@uol.com.br. Ou ligue para (21)2220-4895 e 2220-5618.




A Comunicação que queremos


Jornal O Cidadão completa 10 anos e procura cada vez mais se aproximar dos moradores da Maré

cidadao

O jornal O Cidadão existe há dez anos. Criado e escrito pelos moradores do Complexo da Maré (RJ), existe para “veicular aquilo que para a grande mídia não interessa. Em O Cidadão, o objetivo é falar tudo aquilo que o morador de favela sofre, vive. Valorizamos cada assunto, cada pessoa”, disse Gizele Martins, editora do jornal, ao Boletim NPC. 

A próxima edição será sobre os 10 anos do jornal. O foco das matérias será a comunicação comunitária e alternativa. “Falaremos de suas dificuldades, mas principalmente da sua importância, por se tratar de um veículo que consegue, de fato, dialogar diretamente com povo”, diz Gizele. Ela conta também que o próximo número terá “uma cara nova”, para tornar a leitura mais agradável e estar mais próxima daquilo que o morador quer ler, ouvir e analisar. Para isso será reformulado o projeto gráfico e as editorias, com a inserção de mais cores. 

Para este ano a equipe procura fazer várias comemorações.

A equipe mantém ainda atualizado o blog: http://ocidadaonline.blogspot.com.



Cartilha sobre como montar e gerir rádio comunitária disponível na internet

radio

Está disponível na internet a cartilha Para fazer Rádio Comunitária com C maiúsculo. A publicação é fruto do trabalho de pesquisadores e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, juntamente a Abraço, do mesmo estado. A publicação ensina como montar e gerir uma rádio comunitária. Acesse em http://webresearch.files.wordpress.com/2009/07/cartilha.pdf




De Olho Na Mídia


Revista ataca Beto Almeida, jornalista que defende interesses dos povos latinoamericanos

A última edição da Revista IstoÈ faz ataques nada gratuitos ao jornalista Beto Almeida. Nada gratuitos porque o próprio texto aponta como um dos pecado do jornalista a defesa que este faz em “artigos e fóruns de discussão, do repasse de verbas federais para emissoras públicas e comunitárias”. Se este é o crime de Beto, que seja então considerado culpado todo o movimento de defesa da imprensa popular. Explicado, então, por que Beto incomoda tanto? Pois é, mas Beto não pára por aí. Tem a cara de pau de pretender que e TeleSur, uma empresa multiestatal, criada com o apoio de seis países,  Argentina, Bolívia, Cuba, Equador, Nicarágua e Venezuela se espalhe por outros países da América Latina, inclusive o Brasil.

Como diz o próprio texto da revista, Beto acredita que "a cultura imposta por Hollywood nos faz perder a identidade cultural e baixa a autoestima da população". Ponto para ele. É isso mesmo. Entre outras maldades, Hollywood e aqueles que o copiam, apresenta a uma população misturada como a nossa, um modelo de beleza de gente branca, magra e de olhos azuis. É que ainda nos veem como Colombo viu os índios em 1942: seres exóticos que precisam de quem os governem.

A matéria ainda insinua outras acusações e deixa frases pela metade. Maldades contra um jornalista que se recusa a receber ajudas de custo pelas atividades de comunicação que participa, afirmando, nestes momentos, sua condição de servidor público.

Beto Almeida será um dos palestrantes no 15º Curso anual do NPC. Por várias vezes participou deste evento de comunicação nacional. Em todas elas recusou qualquer ajuda de custo pedindo para transformar este valor em assinaturas do Brasil de Fato.



Gripe suína faz mídia esconder 12 milhões de mortos

O jornal A Nova Democracia publicou na edição de agosto de 2009 um artigo de Marcelo Salles intitulado 12 milhões de mortos invisíveis. “Enquanto a gripe suína não sai do noticiário, as doenças negligenciadas seguem matando sem causar alarde. Geralmente suas vítimas estão nas classes sociais mais baixas. Só no Brasil, malária, tuberculose, hanseníase, dengue e leishmaniose infectam mais de 650 mil pessoas por ano. No mundo, morrem 35 mil pessoas todos os dias”, diz o artigo, disponível em nossa página.


O texto apresenta ainda o seguinte quadro das principais doenças negligenciadas:
 

Doença de Chagas
A doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi, um parasita transmitido por insetos hematófagos, por transfusão de sangue contaminado, ou de mãe para filho, na gravidez. A doença ameaça um quarto da população da América Latina.

Doença do sono
Causada por dois protozoários, a infecção é transmitida pelas moscas tsé-tsé, que se reproduzem em áreas pantanosas. Em 1999, 45 mil casos foram reportados à Organização Mundial de Saúde (OMS), mas o número pode chegar a 500 mil.

Leishmaniose
Brasil, Bolívia e Peru contabilizam 90% de todos os casos mundiais. Os três tipos da doença são causados pelo Leishmania, um parasita microscópico transmitido pela picada de mosquitos.

Malária
A doença é causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. A malária está presente em mais de 100 países e ameaça 40% da população mundial. A cada ano, 500 milhões de pessoas são infectadas.

Leia mais textos interessantes em: www.anovademocracia.com.br



Record exibe programa contra a Rede Globo

A Rede Globo e a Record têm estado em pé de guerra ultimamente. A Record divulga que “A Rede Globo surgiu como um desejo da ditadura militar”. A Globo responde que “a Rede Record foi erguida com dinheiro desviado dos fiéis da Igreja Universal”. Como um dos momentos dessa briga, o Repórter Record do domingo, 16 de agosto, exibiu um programa sobre a ligação da Rede Globo com a Ditadura Militar. O programa é uma versão atualizada do documentário “Muito além do Cidadão Kane”, de 1993. 

Como escreveu o jornalista Fernando Paulino, o “pior é que as duas emissoras têm razão”. E relaciona às discussões importantes que podem vir à tona com a realização da ConfeCom: “Essa briga surge num momento bastante oportuno, quando a sociedade brasileira se prepara para a Conferência Nacional de Comunicação Social. E está lá na pauta da Conferência: discutir os critérios de concessão de canais de rádios e TVs e definir qual o tipo de mídia que interessa à grande maioria da população. Essa brigalhada de cachorros grandes da mídia nacional revela o quanto é importante a Confecom. Servirá para rediscutir o papel da mídia que está por aí e qual a produção da Comunicação Social que a sociedade quer e precisa”.




Proposta de Pauta


Enquanto uns trabalham muito, outros estão desempregados

Juntas, as jornadas de trabalho material e imaterial resultam em carga horária anual próxima daquelas exercidas no século XIX, escreveu Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Segundo ele, com o computador, a internet, o celular, entre outros instrumentos que derivam dos avanços técnico-científicos, o trabalho volta a assumir maior parcela no tempo de vida do ser humano.Em 2007, por exemplo, a cada 10 trabalhadores brasileiros, havia 1 com jornada zero de trabalho (desempregado) e quase 5 com jornadas de trabalho superiores à jornada oficial (hora extra)". Para ele, o pleno emprego da mão de obra poderia ser alcançado no Brasil a partir de uma nova divisão das jornadas de trabalho, desde que mantido o nível geral de produção. A ocupação de mais trabalhadores e a ampliação do tempo de trabalho dos subocupados poderia ocorrer simultaneamente à diminuição da jornada oficial de trabalho e do tempo trabalhado acima da legislação oficial (hora extra).




Democratização da Comunicação


Audiência púbica sobre a 1ª Conferência Nacional de Comunicação será no dia 26

A audiência púbica sobre a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, no dia 26 próximo, terá duas mesas:  

Para a primeira - 1ª Conferência Nacional de Comunicação

- Ministro das Comunicações, senador Hélio Costa;

- Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci;

- Membro da Comissão Organizadora da Confecom representando a ABRA;

- Membro da Comissão Organizadora da Confecom representando a Telebrasil;

- Representante do grupo Intervozes

- Representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (Celso Schröeder)

- Deputada Luíza Erundina, representante da Câmara dos Deputados na Comissão Organizadora da Confecom

- Coordenador: Deputado Luiz Couto

 

 Segunda Mesa - Campanha Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania:

- Deputado Yulo Oiticia, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa da Bahia

- Representante da Comissão Executiva da Campanha Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania, Ricardo Morethson (CFP);

- Representante da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

- Coordenador: Deputado Pedro Wilson



Rio já realizou duas conferências municipais

Cerca de 130 pessoas participaram da Conferência de Comunicação da Região Sul Fluminense, nos dias 14 e 15 de agosto. Na plenária de sábado, 15 de agosto, foram aprovadas importantes propostas, como a realização de conferências municipais de Comunicação após a Conferência Nacional de dezembro, que terão como um dos objetivos a eleição de Conselhos Municipais de Comunicação. Também a criação de um Observatório da Mídia Regional, buscando envolver a universidade e sociedade na análise crítica dos conteúdos de mídia produzidos na região; e transparência das concessões e renovações de outorgas de emissoras de rádio e TV da região, com a realização de audiências públicas.  

Também foi deliberada a criação do Fórum Permanente em Defesa da Comunicação Ética e Democrática do Sul Fluminense.                                        

A I Confecom da Região dos Lagos foi realizada no dia 16 de agosto, na cidade de Arraial do Cabo. Ao final foram eleitos 25 delegados para participarem da etapa estadual da Conferência de Comunicação.

Clique para ler a cobertura completa e as resoluções da I ConfeCom da Região dos Lagos.



Manifestação em Porto Alegre defende realização da 1ª Confecom

A Comissão Pró Conferência do Rio Grande do Sul realiza nesta terça-feira, 25 de agosto, um ato público pela realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação. Às 18h30 haverá uma palestra do jornalista Altamiro Borges sobre a mídia no Brasil, e depois o lançamento do livro Ditadura da Mídia. Será no Cpers Sindicato, que fica na Av. Alberto Bins, 480, 9º andar, centro de Porto Alegre.



No Pará, comissão estadual pró-conferência de comunicação realiza seminário

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto será realizado, em Belém (PA), um seminário de preparação para a Conferência Nacional de Comunicação. O evento ocorre no auditório da Escola Souza Franco, na Av. Almirante Barroso. Serão discutidos a importância histórica da 1ª ConfeCom, a concentração dos meios de comunicação no Brasil, um novo marco regulatório, as perspectivas no cenário atual, a TV Pública, universalização da banda larga e internet.

Confira a programação completa em http://proconferencia.org.br/agenda/seminario-tematico-da-comissao-estadual-pro-conferencia-de-comunicacao/




NPC Informa


TV Brasil lança em agosto minissérie ‘Era das Utopias’

Há cerca de 20 anos, o cineasta Silvio Tendler começou a catalogar e organizar as utopias que pautaram sua geração. É com esse material que será formada a série Era das Utopias, que estreia em 31 de agosto, às 20h30, na TV Brasil.

A série pretende retratar as principais transformações sociais, econômicas, culturais e artísticas que ocorreram após a Segunda Guerra Mundial. Mostra as utopias criadas neste período, principalmente em 1968, e também as barbáries que ocorreram. Os primeiros capítulos tratam do surgimento da utopia socialista. Já os que se referem à utopia capitalista mostrarão a derrocada do socialismo com a queda do muro de Berlim, em 1989; e fatos que geraram novas utopias.

Era das Utopias mostrará algumas imagens de arquivo, além de imagens e entrevistas inéditas dos principais intelectuais, artistas e personagens do período, como: Apolônio de Carvalho, Eduardo Galeano, Ferreira Gullar, Jacob Gorender, Noam Chomsky, Jaguar, Boal, Edgar Morin, Tom Zé, entre outros.



Parceria entre Incra e UFMA possibilita curso superior para assentados da Reforma Agrária

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) oferecerá no segundo semestre um curso especial de licenciatura em Pedagogia da Terra. Esse é o primeiro curso superior oferecido por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Serão disponibilizadas 200 vagas exclusivas para assentados e filhos de assentados atendidos pelo Incra no Estado.


O curso de Pedagogia da Terra é fruto de uma parceria do Incra com a UFMA. O principal objetivo é fortalecer a educação nas áreas de assentamento da reforma agrária. As metodologias são voltadas para as especificidades do campo, como forma de contribuir para a promoção do desenvolvimento dos assentamentos, com base nos princípios da sustentabilidade econômica, social e ambiental do campo.



Prêmio quer divulgar Lei Maria da Penha

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) lançou o Prêmio Boas Práticas na Aplicação, Divulgação ou Implementação da Lei Maria da Penha. Serão premiados os trabalhos ou ações que merecem destaque no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Uma das categorias é a realização de matérias jornalísticas. As outras são: implantação de programas e políticas; criação e implementação de serviços; idealização ou realização de campanhas; e realização de estudos e pesquisas.

As indicações podem ser feitas para o e-mail premioboaspraticaslmp@spmulheres.gov.br até o dia 8 de março de 2010. Confira a Portaria publicada no Diário Oficial da União.



Intervozes lança livro sobre a comunicação pública de 12 países

Está disponível na página do coletivo Intervozes o livro “Sistemas públicos de comunicação no mundo: a experiência de doze países e o caso brasileiro”. A publicação observa méritos, problemas e desafios enfrentados por mídias públicas no mundo. É reforçada a importância de se consolidar um sistema público de comunicação autônomo, participativo e eficiente em prol da democracia. São analisados os casos de Alemanha, Austrália, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido e Venezuela. A ideia é que essas experiências ajudem a pensar em um sistema público fortalecido para o Brasil.

Clique para ler o livro.


IPEA oferece curso de economia para jornalistas em São Paulo

Como comemoração dos 45 anos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), será realizado o curso gratuito “Brasil – Ipea 45 Anos – Panorama Econômico-Social: uma Atualização”. Voltado para jornalistas, o objetivo é aprofundar e atualizar o conhecimento sobre temas econômico-sociais e suas análises e pesquisas nas diversas áreas: ambiental, urbana e regional, social, macroeconômica e internacional, além de conhecer as principais questões sobre desenvolvimento e indicadores econômicos.

Será ministrado na sede da Fecomercio (Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo). As inscrições podem ser feitas até 28 de agosto. Basta encaminhar e-mail para (ascom@ipea.gov.br) com nome completo, veículo (ou especificar se for autônomo). Haverá certificado para os participantes.
Saiba mais e confira a programação.




Imagens da Vida



ato

Foto: João Zinclar (SP)




De Olho Na Vida


Audiência Pública no Rio debate autos de resistência

[Por Sheila Jacob] Na última terça-feira, 18 de agosto, foi realizada uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Rio para tratar dos autos de resistência. Ao final da audiência, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho para buscar saídas e propostas contra o “abuso dos autos de resistência”, de acordo com Freixo. Dentre outras atividades, caberá ao grupo fazer um levantamento de todos os autos de resistência dos últimos quatro anos e identificar os responsáveis pelos encaminhamentos dados a estes, principalmente em casos de arquivamento. Essa foi uma solicitação feita pelo deputado Paulo Ramos (PDT) no início da sessão. Os autos de resistência são declarados por policiais militares e civis para justificar homicídios ocorridos em alguma ação policial. O deputado Marcelo Freixo disse que a “grande preocupação é quando o mecanismo legal de auto de resistência se transforma em instrumento para legitimar atos de extermínio”. O deputado afirmou ainda que a ação letal da polícia tem endereço certo no Rio de Janeiro.

Leia o texto completo em nossa página.



Tenente coronel Lopes é o suspeito da morte de sem terra no RS

A forma violenta como a Brigada Militar do Rio Grande do Sul reprime movimentos sociais é constantemente denunciada. Na tarde de sexta-feira, 21 de agosto, o agricultor sem terra Elton Brum da Silva foi assassinado por uma ação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul durante a desocupação de uma área na cidade de São Gabriel. A suspeita recai sobre o comandante do Ten. Coronel Flávio da Silva Lopes. Ele teria respondido com tiro a uma agressão verbal do agricultor. A Brigada Militar deu a primeira versão afirmando que o agricultor teria morrido de um "mau súbito". Horas depois o hospital local desmentia.

O MST responsabiliza a política de segurança do governo Estadual e a Justiça por postergar o processo de assentamento das famílias. A ocupação reivindicava a aplicação dos recursos para saúde, educação e infra-estrutura nos assentamentos da região e desapropriação do restante da Fazenda Southall. Também pedia a liberação imediata das fazendas Antoniazzi e 33, em São Gabriel, para o assentamento das famílias acampadas no Estado.

[Esta nota foi fruto de uma apuração detalhada pela equipe do Jornal dos Trabalhadores, produção radiofônica da Abraço-RS].

 
[Fonte: ABRAÇO RS]



Comandantes do Massacre de Eldorado dos Carajás serão julgados nesta terça

No próximo dia 25 de agosto de 2009 será julgado pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça um recurso apresentado por dois comandantes do episódio conhecido como Massacre de Eldorado de Carajás, ocorrido há 13 anos no estado do Pará. São o Coronel Mario Pantoja e o Major José Maria Oliveira, os únicos que foram julgados pela chacina. Ambos querem a anulação do julgamento no qual foram condenados a 228 anos de prisão. O argumento usado é o de que teria havido deficiência na formulação dos quesitos apresentados ao corpo de jurados.  

Sobre o caso:

O massacre ocorreu no dia 17 de abril de 1996, nas proximidades do município de Eldorado do Carajás (PA). Em um local denominado curva do “S”, um trecho da rodovia PA 150, 155 policiais militares atacaram uma manifestação de trabalhadores rurais sem-terra que bloqueavam a estrada para reivindicar a realização da reforma agrária. 19 trabalhadores rurais foram mortos e 69 pessoas ficaram feridas.

[Fonte: MST]




Dicas


Vídeo pela condenação dos mandantes do caso de Eldorado dos Carajás
Está na nossa página um vídeo-manifesto contra a impunidade dos responsáveis pelo Massacre de Eldorado dos Carajás. No vídeo, o ator Sérgio Mambert faz uma homenagem aos 19 trabalhadores rurais brutalmente assassinados. www.piratininga.org.br/novapagina/videosnarede.asp

Filme da Campanha ‘O petróleo tem que ser nosso’

Na página da Agência Petroleira de Notícias está disponível o vídeo “O Petróleo tem que ser nosso – última fronteira”. A Campanha exige a reestatização da Petrobras e o fim dos leilões do petróleo, para que a riqueza recém-descoberta do pré-sal seja investida em educação, saúde, habitação etc, para o benefício da sociedade brasileira. Assista em http://www.apn.org.br/apn/index.php?option=com_content&task=view&id=1215&Itemid=71




De Olho No Mundo


EUA aumenta para 872 o número de bases militares em 40 países

A instalação de sete bases militares dos Estados Unidos na Colômbia provocou massivo repúdio na América Latina. Essa é mais uma ação dentro do contexto do “neopinochetismo hipocritamente tolerado por Washington em Honduras”, de acordo com o jornalista Alfredo Jalife-Rahme do mexicano La Jornada. Segundo ele, o professor Chalmers Johnson, da Universidade da Califórnia (San Diego), o seu único propósito é oferecer aos EUA o controle ou domínio sobre o maior número possível de países no planeta, pois essa ocupação é desnecessária para a defesa dos Estados Unidos.  

Com as sete novas bases militares na Colômbia, aumenta para 872 o número de instalaçoes em mais de 40 países, com um deslocamento de mais de 190 mil soldados em mais de 46 países e territórios. 

Leia o texto completo de Alfredo Jalife-Rahme em nossa página.

Também temos uma entrevista em nossa página com o entrevistador Muniz Bandeira sobre o assunto.




Memória


30 anos da luta pela anistia no Brasil

anistia

Há 30 anos, no dia 22 de agosto de 1979, o Congresso Nacional aprovou a lei 6.683, que permitiu a liberdade de parte dos presos políticos e o retorno dos brasileiros exilados e banidos. Para a aprovação, foram feitas manifestações populares em todo o país - dentre elas a histórica greve de fome nacional de prisioneiros políticos. Para lembrar esses acontecimentos foi realizado um “ato comemorativo aos 30 anos de luta pela anistia no Brasil”, promovido pela Comissão de Anistia, no dia 22 de agosto, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.




Pérolas da edição


Bertold Brecht, Gizele Martins, Beto Almeida

“Quem se defende porque lhe tiram o ar, ao lhe apertar a garganta, para este há um parágrafo que diz: ele agiu em legítima defesa. Mas o mesmo parágrafo silencia, quando vocês se defendem porque lhes tiram o pão. E, no entanto, morre quem não come e quem não come o suficiente. Durante os anos todos em que morre, não lhe é permitido se defender”.
Por
Bertold Brecht (1898-1956). 

“E os meios de comunicação são os grandes apoiadores da sociedade do capital, pois é por meio deles também que se aliena, é por meio deles que se influencia toda a sociedade. (...) Eu, como moradora de favela, vejo esta exclusão midiática de perto. Quantas vezes a mídia fala o que realmente existe nas favelas? Quantas vezes mostrou, ou mostra, que ali existem pessoas trabalhadoras, estudantes, gente que quer apenas seu direito de viver?”

Por Gizele Martins, do jornal O Cidadão 

O fechamento dos jornais Tribuna da Imprensa e Gazeta Mercantil, além de agravar o problema do desemprego crônico de jornalistas, aumenta a também trágica concentração de informação na sociedade. Não se escuta ainda uma proposta alternativa capaz de resolver uma das grandes dívidas acumuladas para com o povo brasileiro, a dívida informativo-cultural. O Brasil está em pior posição que o nível de leitura de jornal na Bolívia, país mais pobre da América do Sul”.

Por Beto Almeida, no artigo O fechamento de jornais e o jornalismo público




Novas entrevistas em nossa página


Colômbia ampliará presença militar dos Estados Unidos em seu território, aumentando instabilidade na região
[Por Brasil de Fato] O SEGUNDO SEMESTRE começou quente na América Latina. Após o golpe de Estado em Honduras, foi a vez da Colômbia de Álvaro Uribe atrair as atenções após anunciar a instalação de sete bases militares estadunidenses em seu território. Entretanto, enquanto no primeiro país uma possível ingerência dos Estados Unidos é fonte de insatisfação dentro e fora de Honduras, no segundo caso ela encontrou o apoio de alguns e o silêncio de outros. O rechaço veio apenas da parte dos presidentes Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e, principalmente, Hugo Chávez (Venezuela). Leia a entrevista completa em nossa página.

Philip Alston, relator da ONU, fala sobre "cultura da impunidade" em relação a mortes cometidas por policiais no Brasil
[Mônica Villela Grayley/ Rádio ONU] O relator especial do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre Execuções Arbitrárias, Sumárias ou Extrajudiciais, Philip Alston, fala sobre as conclusões de visita de 10 dias ao Brasil em novembro de 2007. Alston também comenta a situação da segurança no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Recife. É possível ver como pouca coisa mudou de lá pra cá. Leia a entrevista completa em nossa página.


Novos artigos em nossa página


Grande mídia e a criminalização da pobreza

[Por Gizele Martins/ O Cidadão] Em meio ao subdesenvolvimento e consequentemente às diferenças sociais vividas pela maioria da população brasileira e mundial, nos deparamos com uma sociedade que só enxerga e trata o outro de forma excludente. (...)E os meios de comunicação são os grandes apoiadores dessa sociedade do capital, pois é por meio deles também que se aliena, é por meio deles que se influencia toda a sociedade, seja na vida política, na vida pessoal etc. O seu papel é o de mostrar sempre a versão do capital, estar sempre contra os trabalhadores, os movimentos sociais e o desenvolvimento equilibrado e justo do país. Ela é uma comunicação que favorece e sempre favorecerá a minoria rica. Leia o texto completo.



E O "HOMER SIMPSON", COMO FICA?
[Por Laerte Braga] GLOBO e RECORDE travam um duelo de baixarias que buscam sofisticar em torno da guerra pelo controle da audiência. E por audiência se entenda o "negócio". Quem melhor vai vender a sua "mentira" para o que William Bonner chamou de Homer Simpson. Não há diferenças entre uma e outra. A bem da verdade entre nenhuma das redes nacionais de tevê. Trabalham para os mesmos donos. Importante é vender o capitalismo lato senso, sem concessões, transformar o ser humano em mero consumidor. O caminho para isso é o definido por Bonner. Homer Simpson, que deixa de ser nome próprio para virar adjetivo. Qualidade de idiota com que o cidadão/telespectador é tratado. Leia o texto completo.


É preciso um novo modelo agrícola para o país
[Por João Pedro Stedile/ MST] OS PROBLEMAS do desenvolvimento do meio rural e da construção de uma sociedade menos desigual, que resolva os problemas da pobreza, da educação e do direito à terra, passam atualmente por duas iniciativas complementares. De forma urgente, o governo precisa enfrentar os problemas mais agudos da pobreza no campo. O governo está em dívida com a reforma agrária. Temos ao redor de 90 mil famílias acampadas à beira de estradas, passando por todo o tipo de necessidade por anos e anos. Em 2005, o governo prometeu cumprir a lei agrária e atualizar os índices de produtividade para desapropriação, que são de 1975. Até hoje, nada mudou. Leia o texto completo.

Expediente



Núcleo Piratininga de Comunicação

Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-56-18 / 9923-1093
www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br

Coordenador: Vito Giannotti
Edição: Claudia Santiago (MTB.14.915)

Redação: Claudia Santiago e Sheila Jacob

Web: Luisa Santiago 

Colaboraram nesta edição: Álvaro Britto (RJ), Beto Almeida (DF), Camila Marins (RJ), Lívia Duarte (RJ) e Raquel Junia (RJ).

ponto



Se você não quiser receber o Boletim do NPC, por favor, responda esta mensagem escrevendo REMOVA.

 

ÍNDICE
Clique nos ítens abaixo para ler os textos.

Notícias do NPC
Em setembro abrem as inscrições para o 15º Curso Anual do NPC (11 a 15 /11)
Curso de Oratória 2009 já tem data marcada
Niterói fará sua Conferência Municipal de Comunicação no próximo sábado
Vito Giannotti participa de Pré Congresso da Apefaetec
Domingo é Dia de Cinema terá sessão de preparação para Grito dos Excluídos
NPC no Orkut e twitter
‘A Batalha da Mídia’ e ‘A Ditadura da Mídia’ estão à venda no NPC

A Comunicação que queremos
Jornal O Cidadão completa 10 anos e procura cada vez mais se aproximar dos moradores da Maré
Cartilha sobre como montar e gerir rádio comunitária disponível na internet

De Olho Na Mídia
Revista ataca Beto Almeida, jornalista que defende interesses dos povos latinoamericanos
Gripe suína faz mídia esconder 12 milhões de mortos
Record exibe programa contra a Rede Globo

Proposta de Pauta
Enquanto uns trabalham muito, outros estão desempregados

Democratização da Comunicação
Audiência púbica sobre a 1ª Conferência Nacional de Comunicação será no dia 26
Rio já realizou duas conferências municipais
Manifestação em Porto Alegre defende realização da 1ª Confecom
No Pará, comissão estadual pró-conferência de comunicação realiza seminário

NPC Informa
TV Brasil lança em agosto minissérie ‘Era das Utopias’
Parceria entre Incra e UFMA possibilita curso superior para assentados da Reforma Agrária
Prêmio quer divulgar Lei Maria da Penha
Intervozes lança livro sobre a comunicação pública de 12 países
IPEA oferece curso de economia para jornalistas em São Paulo

Imagens da Vida


De Olho Na Vida
Audiência Pública no Rio debate autos de resistência
Tenente coronel Lopes é o suspeito da morte de sem terra no RS
Comandantes do Massacre de Eldorado dos Carajás serão julgados nesta terça

Dicas
Vídeo pela condenação dos mandantes do caso de Eldorado dos Carajás
Filme da Campanha ‘O petróleo tem que ser nosso’

De Olho No Mundo
EUA aumenta para 872 o número de bases militares em 40 países

Memória
30 anos da luta pela anistia no Brasil

Pérolas da edição
Bertold Brecht, Gizele Martins, Beto Almeida

Novas entrevistas em nossa página
Colômbia ampliará presença militar dos Estados Unidos em seu território, aumentando instabilidade na região
Philip Alston, relator da ONU, fala sobre "cultura da impunidade" em relação a mortes cometidas por policiais no Brasil

Novos artigos em nossa página
Grande mídia e a criminalização da pobreza
E O "HOMER SIMPSON", COMO FICA?
É preciso um novo modelo agrícola para o país

Expediente
Núcleo Piratininga de Comunicação

Sobre o Boletim

 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge