ltimas Notcias
Plataforma lança anúncio com proposta de novo marco regulatório
Publicado em 13.01.12 - Por Pulsar Brasil
A Plataforma por um novo Marco nas Comunicações lançou um anúncio com os vinte pontos propostos pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), em conjunto com outras entidades e contribuições de consulta pública.
O anúncio tem sido divulgado em veículos de mídia alternativa como Revista Fórum, Revista do Brasil, Le Monde Diplomatique, Caros Amigos e revista Viração.
Os organizadores da Plataforma acreditam que o país sofre, atualmente, graves restrições em relação à liberdade de expressão. O grupo responsabiliza, em grande parte, a grandes empresas de comunicação por dificultar "o exercício do direito à comunicação pelos cidadãos".
A Plataforma apresenta o texto final da proposta do novo marco regulatório das comunicações, fruto de uma consulta pública aberta à população em setembro do ano passado.
Dentre os 20 pontos citados pela Plataforma estão: o fortalecimento das rádios e TVs comunitárias; o fim do monopólio e oligopólios das empresas de comunicação; a criação de um Conselho Nacional de Comunicação, dentre outros. As propostas defendidas foram intensamente debatidos na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), ocorrida em dezembro de 2009. A sistematização dos pontos foi feita no Seminário Marco Regulatório – Propostas para uma Comunicação Democrática, em maio de 2011, no Rio de Janeiro. Todo esse processo contou com a participação da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC-Brasil).
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|