Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Outros Temas
Jornal Nacional esconde avanços de Cuba e não fala sobre o bloqueio

O Jornal Nacional, da Rede Globo, dedicou a última semana do ano passado para falar sobre Cuba, omitindo dados e silenciando sobre avanços importantíssimos na área de Direitos Humanos, reconhecidos por organismos internacionais. Em 2011, por exemplo, Cuba comemorou 50 anos da erradicação do analfabetismo, mesmo tendo saído apenas dois anos antes da ditadura sangrenta de Fulgêncio Batista. Há poucas semanas, a UNICEF divulgou dados alarmantes sobre a desnutrição infantil no mundo, declarando Cuba o único país da América Latina livre deste mal. Isso a Globo também não falou. Ignorou os avanços na medicina, como o desenvolvimento de vacina terapêutica para tratamento de câncer no pulmão; o envio solidário de brigadas médicas a países do mundo inteiro, como o Haiti; a universalização da moradia; a garantia de acesso a bens culturais; o fim da prostituição infantil e do trabalho escravo etc. 

A emissora também falou em “ditadura”, mas não revelou que de cinco em cinco anos são realizadas eleições cubanas, por meio das quais são eleitos os deputados da Assembleia Nacional Popular. Não é necessário ser do Partido Comunista para se candidatar; ao invés de votar no seu próprio salário, o valor que o deputado ganha continua sendo o da sua categoria; e, talvez o mais importante, todos os cargos são revogáveis a qualquer momento. 

O Jornal Nacional também repetiu lugares comuns, como as dificuldades de acesso à internet, falta de gás, dificuldades para entrar e sair da ilha... Esqueceu-se apenas de falar sobre o bloqueio genocida dos Estados Unidos que existe desde 1962, isolando a ilha de acordos com o mundo todo e dificultando, por exemplo, o acesso a combustíveis e a produtos tecnológicos. Também em meados de 2011 o grande jornalista brasileiro Fernando Morais lançou um belo trabalho de reportagem chamado Os últimos soldados da Guerra Fria, no qual investiga as ações de grupos terroristas sediados em Miami contra inocentes civis em Cuba, tudo feito com a omissão do governo dos Estados Unidos. Disso também a Globo não falou, mostrando mais uma vez que seleciona fatos para defender a sua visão de mundo pautada pelo lucro. 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge