Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Regulação de publicidades dirigidas às crianças é urgente

Publicado em 05.01.12 - Por Pulsar Brasil, com Caros Amigos

É o que aponta Gabriela Vuolo, do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana. Ela destaca que, embora a Constituição tenha dispositivos de proteção das crianças de apelos para o consumo, ainda não há uma lei específica para o assunto no país.

Em artigo, Gabriela conta que recentemente o Instituto Alana firmou um convênio com o Observatório de Mídia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para um monitoramento da publicidade direcionada ao público infantil.

A primeira medição, feita nas semanas que antecederam o Dia das Crianças, verificou que 64% de todas as publicidades em 15 canais de televisão foram direcionadas ao público menor de 12 anos. Um único fabricante de brinquedos chegou a anunciar aproximadamente 9 mil vezes.

Além de produtos infantis, também estão em comerciais voltados para crianças produtos como carros, celulares, cosméticos, roupas e eletrodomésticos. Enquanto isso, o Projeto de Lei 5.921, de 2001, que trata sobre a regulação da publicidade infantil, completou este ano 10 anos em tramitação na Câmara Federal.

Gabriela diz que o texto do PL precisa ser ajustado, destacando que as contribuições devem visar o "redirecionamento das mensagens mercadológicas aos adultos". Ela explica que "os pequenos ainda estão em fase de desenvolvimento e não compreendem as complexas relações de consumo", sendo "facilmente seduzidos pela linguagem da publicidade". (pulsar/carosamigos)


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge