Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Radiografia
NPC faz doação de material da imprensa sindical para SINTELL-RJ

Por Sheila Jacob - NPC



Acervo do NPC doado ao Sinttel

No final de 2011, o NPC doou parte de seu Arquivo da Imprensa Sindical para o SINTTEL-RJ, o Sindicato dos Trabalhadores em Empreses de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas do Estado do Rio. O rico material é um importante registro da história dos trabalhadores brasileiros, pois reúne jornais, revistas, cartilhas e cartazes de sindicatos de todo o país. Através dessas publicações ficamos sabendo sobre as atividades, lutas e reivindicações de trabalhadores em vários momentos da nossa história.

Francisco Izidoro, diretor do Sinttel-RJ, disse que há muito tempo o Sindicato se preocupa com a preservação de sua memória, pois já armazenava materiais diversos, como jornais, vídeos, fotografias e documentos que registram a história da entidade. “O Sindicato sempre teve interesse em ampliar essa iniciativa”, disse Izidoro, informando que doou ao Sinttel seu arquivo particular em 2011, ano em que o Sindicato comemorou 70 anos. Claudia Santiago e Vito Giannotti, coordenadores do NPC, se juntaram a esse projeto, oferecendo à entidade uma grande quantidade de materiais produzidos por sindicatos do país inteiro. Eles vêm recolhendo essas publicações desde o início da década de 1990, quando começaram a estimular os sindicatos a cultivarem sua própria memória.

Arquivo sobre mundo do trabalho poderá ser consultado

A realização desse sonho só foi possível com a aprovação, em novembro de 2011, de um projeto pela Lei Rouanet, que possibilita a captação de recursos para fins culturais junto a empresas a partir de vantagens fiscais. O valor arrecadado será investido em materiais e profissionais voltados à conservação, identificação, organização, digitalização, manutenção e disponibilização do acervo, que é formado não apenas por materiais produzidos por sindicatos, mas também por publicações e livros diversos que tratam do mundo do trabalho.

Izidoro informou que todo o arquivo será disponibilizado para consulta de estudantes, militantes, pesquisadores e os demais interessados nas lutas históricas dos trabalhadores brasileiros. Segundo ele, a ideia é receber e registrar doações de todo país, aumentando cada vez mais o volume e a pluralidade deste material. O objetivo é ultrapassar a marca de um milhão de publicações que representam o movimento sindical em vários momentos de sua história, principalmente no período que vai desde o fim da ditadura civil-militar até os dias de hoje. “Não há vida sem memória, não há luta sem memória”, comenta o dirigente sindical sobre a importância desse arquivo. “Nosso grande desafio é ter uma amostra significativa da diversidade e da grandeza do movimento sindical do Brasil. O que queremos é ter a possibilidade de conhecer o que já foi feito, aprender com essas experiências, produzir conhecimento e divulgá-lo a partir do material organizado”, justifica Izidoro.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge