Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Porto do Açu ameaça comunidades em São João da Barra, no RJ

Publicado em 23.12.11 - Por Pulsar Brasil

Pequenos agricultores e pescadores de São João da Barra, no Rio de Janeiro, denunciam e pedem apoio contra a ameaça de desapropriação que vêm sofrendo para dar lugar ao Porto do Açu. O megaempreendimento pertence ao grupo EBX, de Eike Batista.


A Comissão Pastoral da Terra (CPT) estima que cerca de mil e 500 famílias estejam ameaçadas pela construção do complexo industrial. Moradores das comunidades de Água Preta, Barra do Jacaré, Sabonete, Cazumbá, Campo da Praia, Bajuru, Quixaba, Azeitona, Capela São Pedro e Açu estão sendo pressionados a abandonarem suas casas.

A empresa LLX, subsidiária da área de logística do grupo EBX, ofereceu moradias no local batizado de Vila da Terra, para onde seriam levadas 90 famílias de pequenos agricultores. A representante da CPT Carolina de Cássia informou à Agência Brasil que as famílias classificaram as condições na Vila da Terra como “favela rural”, pela proximidade entre as casas.

De acordo com Carolina, as famílias estão acostumadas a viver em terras amplas. Disse que a vontade da maioria dos moradores é permanecer nas terras onde construíram sua história. A CPT destaca que área em São João da Barra é fértil e não deveria ser utilizada para a construção de um complexo industrial.

Pescadores e agricultores da região divulgam um abaixo-assinado em igrejas, universidades, sindicatos e associações. O documento pede a revogação das desapropriações e a abertura de debates democráticos com a sociedade e a população diretamente atingida.

O Porto do Açu, previsto para embarcar ferro extraído de Minas Gerais, é um dos mais ambiciosos projetos de Eike Batista. Na área próxima, o empresário planeja instalar dezenas de empresas dos setores siderúrgico, metal-mecânico, petróleo, estaleiro, tecnologia da informação, além de uma usina termelétrica.



Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge