Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Plenária do FNDC aprova campanha por marco regulatório e elege nova coordenação por unanimidade

Publicado em 13.12.11 – Por Barão de Itararé

Depois de intensos debates em torno da conjuntura política da luta pela democratização da comunicação, da afirmação de que é preciso unir o movimento social com uma ampla campanha por um novo marco regulatório para as comunicações, a XVI plenária do FNDC elegeu por unanimidade sua nova Coordenação-Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal.

O Conselho Deliberativo passou a contar com 21 representações de entidades e comitês estaduais. A coordenação executiva também foi ampliada, refletindo o debate que apontava a necessidade de fortalecer o FNDC: passou de seis para nove entidades. Para Renata Mielli, secretária geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, “a dimensão da luta pelo direito à comunicação, que tem neste momento como principal bandeira a campanha por um novo marco regulatório para as comunicações, exige que o Fórum seja mais forte, que existam mais comitês regionais para dar mais capilaridade à nossa luta, que mais entidades venham para o FNDC. Precisamos de um Conselho Deliberativo que reflita a diversidade do movimento e uma Coordenação Executiva com mais capacidade de ação. Atualmente contava com a representação de 6 entidades. Mas isso era pouco diante dos enormes desafios e das muitas tarefas que estão colocadas para nós. Além disso, a ampliação para 9 entidades também reflete o crescimento do Fórum, e isso é muito positivo”.

As entidades eleitas para a Executiva do FNDC foram a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão e Televisão (Fitert), Barão de Itararé, Intervozes, Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Associação Nacional de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Aneat) e Fittel (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações.

A Coordenadoria-Geral também tem um novo nome. Rosane Bertotti, Secretária Nacional de Comunicação da CUT assume o cargo para a gestão do próximo biênio. “Agregar mais entidades para a direção do FNDC é ampliar a luta. Se houver hegemonia de uma ou outra, o Fórum perde sua característica de aglutinador dos atores que lutam pela democratização da comunicação”, afirmou Bertotti durante a Plenária.

A votação pelo aumento do número de entidades participantes da Comissão-Executiva (28 votos contra 8) confirmou a tese de que o FNDC tem um papel fundamental nas lutas do campo da comunicação e precisa ampliar seu quadro. Orlando Guilhon, da Arpub, defendeu que “absorver gente nova é garantir a unidade e fortalecer o FNDC”. O principal desafio do Fórum – agora mais substancioso e energizado – é articular o movimento social e a sociedade civil para uma campanha forte pela regulamentação da comunicação, conforme decidido na Plenária.

Veja como ficou a composição da Coordenação Executiva do FNDC para o biênio 2011-2013
Coordenação Geral – Ronase Bertoti – CUT
Secretaria Geral – Roseli Goffman – CFP
Secretaria de Administração e Finanças – Marco Antonio Ribeiro – Fitert
Secretaria de Comunicação – Renata Mielli – Barão de Itararé
Secretaria de Mobilização e Organização José Luiz do Nascimento Sóter – Abraço
Secretaria de Políticas Públicas – João Brant, do Coletivo Intervozes / Orlando Guilhon Arpub / Edson Pedro de Lima, Fittel / Berenice Mendes, Aneate


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge