Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Mesmo com queda, jornais alcançam mais pessoas que a internet, diz estudo

Publicado em 13.10.2011 - Por Portal Imprensa 

Uma pesquisa da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA, sigla em inglês) afirma que, apesar da queda na circulação, os jornais ainda alcançam 20% mais pessoas do que a internet em todo o mundo. Os impressos diários passaram de 528 milhões, em 2009, para 519 milhões, em 2010, representando uma diminuição de 2% na circulação. Porém, eles são lidos por 2,3 bilhões de pessoas, enquanto a mídia digital alcança 1,9 bilhão de leitores.

"A circulação é como o sol. Está subindo no Oriente e caindo no Ocidente", aponta o diretor-executivo da WAN-IFRA, Christoph Riess, que apresentou a pesquisa anual no Congresso Mundial de Jornais e no Fórum Mundial de Editores, em Viena, Áustria. A pesquisa foi feita em 69 países, que correspondem a 90% do mercado mundial de jornais, considerando receita de vendas e anúncios.

O estudo apontou que os padrões de consumo de mídia variam muito no mundo. Enquanto a circulação de impressos aumenta na Ásia (7%) e na América Latina (2%), diminui na Europa (2,5%) e nos Estados Unidos (11%). A principal queda está em diários gratuitos, que passaram de 34 milhões, em 2008, para 24 milhões, em 2010.

Segundo a pesquisa, a Islândia é o país onde os jornais têm maior alcance, chegando a 96% da população. Em seguida aparece o Japão, com 92%; Noruega, Suécia e Suiça, com 82%, Finlândia e Hong Kong, com 80%.

Em uma média global, os jornais atraem 8% do tempo dedicado pelas pessoas a meios de comunicação em geral, mas, mesmo assim, comportam 20% de toda a receita obtida pelas mídias de informação. As informações são do site do Estadão.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge