Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Trabalhadores resgatados de situação semelhante à escravidão em SC

Publicado em 11.10.11 - Por Agência Pulsar Brasil

Uma operação de fiscalização resgatou 15 trabalhadores da situação semelhante à escravidão em duas fazendas do interior de Santa Catarina. Entre eles, dois adolescentes de apenas 15 anos.

Formada por integrantes do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Polícia Federal, a equipe fiscalizou durante 10 dias a região entre os municípios de Porto União e Passos Maia.

Os alojamentos dos trabalhadores resgatados consistiam em barracas de lona precariamente instaladas sob o chão batido. Eles não tinham acesso à água potável e instalações sanitárias. A situação se agravava ainda mais em decorrência do frio e dos fortes ventos que assolavam a região.

O empregador da fazenda que matinha escravizados os trabalhadores para a colheita de mate se negou a pagar as verbas rescisórias. Com isso, houve pedido de bloqueio de recursos para assegurar o pagamento dos valores devidos aos resgatados.

Já o proprietário da fazenda de corte de madeira concordou regularizar a situação flagrada pela fiscalização. Neste local, além das precárias condições de trabalho, os empregados eram obrigados a pagar pelo aluguel de cavalos que carregavam as toras de pinos.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo prevê a perda da propriedade para quem mantiver trabalhadores em situação semelhante à escravidão. O dono das terras também não teria direito à indenização. Neste ano, a proposta completa 10 anos de tramitação na Câmara Federal dos Deputados.



Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge