Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Rádio Pulga promove ato pela liberdade de expressão no Rio

Publicado em 30.09.11 - Por Pulsar Brasil

Uma semana após ter o transmissor lacrado e apreendido, o coletivo da Rádio Livre Pulga, junto de outros ativistas, realizaram um ato em frente à Agênia Nacional de Telecomunicações (Anatel), no Centro do Rio de Janeiro.

Saindo do Largo do São Francisco, próximo ao prédio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde a rádio está instalada, estudantes e ativistas caminharam até a sede da Anatel na tarde desta quarta-feira (28).

Carregando faixas e cartazes, alguns manifestantes estavam amordaçados para expressar o sentimento de opressão de quem teve a voz calada. O ato contou também com uma batucada de latas do começo ao fim.

O Diretor Regional da Anatel recebeu duas pessoas do coletivo da rádio livre para negociar. Contudo, disse que não iria devolver o transmissor. Para requerê-lo de volta, os manifestantes teriam que entrar com um processo assinado por algum representante da emissora, proposta recusada pelo coletivo da Pulga.

Os manifestantes também demonstraram seu descontentamento com a atitude da reitoria da UFRJ de permitir a entrada dos agentes e da polícia federal para a apreensão do transmissor no campus da universidade pública.

Eles também questionaram a ação da Anatel, que de acordo com os Defensores Públicos presentes no dia da apreensão, agiu de forma irregular. A agência não poderia levar o transmissor sem mandado judicial.

Paula Colares, que integra o coletivo da rádio livre, conta que a Pulga estava recentemente se aproximando de movimentos populares da região central da cidade do Rio, principalmente dos ligados à luta pela moradia.

Ela conta que, apesar de estar localizada dentro de UFRJ, a Pulga é uma rádio livre e não universitária. O coletivo contesta a necessidade de se ter concessão de radiodifusão para funcionar, e por isso “defende a ocupação das ondas livres do ar”, como explica Paula.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge