ltimas Notcias
Radialista morre após fechamento de sua emissora pela Anatel
Publicado em 23.09.11 - Por Portal Imprensa
Esmeralda Fernandes, radialista do Piauí, sofreu um ataque cardíaco, que a levou à morte, na última terça-feira (20), após saber do fechamento de sua emissora comunitária pela Anatel. A Rádio Verona FM, que estava no ar há 14 anos, foi lacrada pelo órgão por não estar devidamente regularizada.
"O pessoal da Anatel no Piauí é muito arrogante", ressaltou Miguel Borges, técnico de gravação na Rádio Pioneira e engajado com as questões das rádios comunitárias. Ele ressalta que a emissora estava em vias de habilitação, sendo "desnecessário todo o episódio".
Como forma de protesto, deputados da Assembleia Legislativa do Estado defenderam, no mesmo dia, que o superintendente do órgão, Carlos Bezerra, fosse exonerado pela ação. "Comprovadamente comunitária e prestadora de relevantes serviços à sociedade, como campanhas de saúde e educação, a rádio Verona é tão organizada que está na Wikipédia, a enciclopédia livre da internet, foi fundada em 1997 e, no mesmo ano, sua direção deu entrada no processo de regularização junto ao Ministério das Comunicações", ressaltou a parlamentar Flora Izabel (PT/PI), que pediu ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a demissão do profissional.
De cunho religioso, mas também cultural, a Verona FM era transmitida para a região sul da cidade de Teresina.
Além do estopim da morte da radialista, outros colaboradores reclamaram e falaram sobre o papel que a rádio tinha na comunidade. A FM Verona já vinha a muito tempo tentando regularizar a sua situação. Depois de idas e vindas nas analises dos processos no ministério das Comunicações, acabou-se deferindo o pedido de suspensão da radio e apreensão dos equipamentos.
A Anatel não se pronunciou sobre o assunto.
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|