Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Encontro da Juventude Impactada pela Mineração dias 1º e 2 de outubro, em Marabá

Publicado em 20.09.11 – Com informações do blog Furo e da organização do evento

A Comissão Pastoral a Terra (CPT) e o Centro de Educação, Pesquisa e Assessoria Sindical e Popular (Cepasp) realizam nos dias 1º e 2 de outubro, no Centro de Formação Cabanagem, em Marabá, sudeste do estado do Pará, o Encontro sobre a Juventude Impactada pela Mineração.

O objetivo é a troca de informações e conhecer os principais impactos do extrativismo mineral na região sobre a juventude local. Estudo, trabalho em grupo e a definição de uma agenda de trabalho integram a programação.

Nos últimos anos os sujeitos sociais afetados pela mineração têm mobilizado esforços na produção de revistas, cartilhas e vídeos sobre a mineração. E ainda aglutinado esforços na realização de encontros locais, regionais, nacionais e internacionais.

Texto de apresentação, reproduzido do convite do evento:

A crise financeira que envolve todos os continentes se torna justificativa, para que governos façam cortes de recursos voltados para alimentar políticas públicas, congele os salários e acabe de vez com o Estado de bem-estar social. Ao mesmo tempo cresce o desemprego e diminuem as possibilidades de geração de renda.

A juventude sem possibilidade de continuar estudando, e sem oportunidades de trabalho fica cada vez mais em situação de vulnerabilidade. Principalmente em regiões onde impera o aumento da violência, da prostituição e do tráfico de drogas. Este último, na maioria das vezes, aparece como oportunidade de renda, que se torna em violência contra os jovens. No Estado do Pará 75% dos encarcerados estão na faixa etária entre 18 a 25 anos.

Na Amazônia esse cenário é agravado pela consolidação do capitalismo e a expansão da mineração, que tem provocado fortes impactos na vida dos jovens. Sejam nos territórios rurais (camponeses, indígenas, quilombolas...), ou nas áreas urbanas, ameaçando a existência no presente e até mesmo o próprio futuro. Os projetos de extração mineral, que em pouco tempo retirarão toda a riqueza, deixarão sem possibilidade de uso destes recursos, as futuras gerações, bem como os passivos ambientais, econômicos e sociais.

Diante desta situação, estamos realizando o ENCONTRO DA JUVENTUDE ATINGIDA PELA MINERAÇÃO. Esse encontro tem caráter de informação, formação e proposição de ações para o enfrentamento a esta realidade.




Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge