Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Lei sobre TV por assinatura leva risco às TVs comunitárias

Publicado em 02.09.11 - Por Agência Pulsar Brasil

A aprovação do Projeto de Lei nº 116, que cria uma nova regulação para a TV por assinatura, pode comprometer a existência de TVs comunitárias no país. Entidades do setor solicitam à presidenta Dilma Rousseff o veto a alguns parágrafos do PL.

A avaliação foi feita por duas entidades que organizam esse setor, a Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e a Frente Nacional pela Valorização das TVs do Campo Público (Frenavatec). Ambas querem o veto de alguns parágrafos do artigo 32, que tratam principalmente da publicidade nesses canais e da obrigatoriedade de serem disponibilizados por prestadores do serviço.

No parágrafo 8º está dito que “em caso de inviabilidade técnica ou econômica comprovada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinará a não obrigatoriedade da distribuição de parte ou da totalidade dos canais”.

Na prática, o item abre uma brecha para que empresas como NET, Sky e TVA não distribuíam os canais comunitários. Não está especificado no projeto de lei como seria medida essa inviabilidade técnica ou econômica.

O outro ponto questionado pelas entidades que representam as TVs comunitárias está no parágrafo 5º. Ele proíbe a veiculação remunerada de anúncios e de outras práticas que configurem comercialização nos intervalos da programação.

Edivaldo Farias, da ABCCOM, explica que o canal pode ser acessado por uma associação sem fins de lucro, mas que precisa de sustentabilidade. Ele lembra que os veículos comunitários pouco recebem recursos públicos. Segundo Farias, a não possibilidade de veicular publicidade prejudicaria ainda mais a manutenção de canais comunitários.

A presidenta Dilma Rousseff tem até a próxima semana para se manifestar sobre o PL 116. Caso o sancione sem vetos, as duas organizações das TVs comunitárias estudam entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF).


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge