Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Atingido pela CSA acampa em frente à Secretaria do Ambiente do Estado do RJ

Publicado em 30.08.11 – Por Agência Pulsar

Um morador de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, resolveu acampar em frente da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) em protesto contra a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA).

Rodolfo Lobato denuncia a falta de compromisso do governo em debater impactos provocados pela empresa. Ele permanece em frente à SEA desde quinta-feira (25).

A ação foi motivada pela ausência do secretário do Ambiente, Carlos Minc (PV), nas últimas duas audiências públicas sobre o tema. Durante o final de semana, pelo menos outras 10 pessoas se revesaram e acamparam junto com o morador, levando comida e água.

Segundo Lobato, falta vontade política do governo em debater os impactos sociais, culturais e sociais provocados pela instalação da siderúrgica. Ele lembra que após manifestações realizadas em fevereiro deste ano, o governo ficou de responder perguntas sobre a instalação da empresa na cidade.

Um dos pontos destacados foi a explicação da doação de 4 milhões e 600 mil da CSA ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Para Lobato, o fato gera um “constrangimento político”. Ele afirma que o dinheiro foi recebido pelo órgão durante o processo de licenciamento da empresa.

Após a inauguração da CSA, em junho de 2010, os impactos ambientais e sociais cresceram na região. Moradores começaram a sofrer com a poluição do ar, tendo problemas respiratórios e de pele. A pesca na região também foi prejudicada com a poluição das águas da Baía de Sepetiba, que abriga o porto da transnacional.

Denúncias contra a CSA já foram feitas em nível nacional e internacional. Além de ser objeto de investigação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a empresa responde por duas ações penais promovidas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPE – RJ). A siderúrgica é uma parceria entre a alemã Thyssenkrupp (73%) e a mineradora brasileira Vale (27%).



Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge