Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
O triste quadro do trabalho infantil no Brasil

Publicado em 04.07.11 – Por Outras Palavras

Em 12 de junho comemora-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão das Nações Unidas, pediu aos países membros que sejam tomadas medidas urgentes para erradicar o problema que, neste momento, afeta cerca de 115 milhões de crianças em todo o mundo.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009 demonstrou que a situação do trabalho infantil no Brasil ainda é grave. Os dados mostraram que, naquele momento, 4,3 milhões de brasileiros com idade entre 5 e 17 anos estavam trabalhando. Em relação ao número de horas trabalhadas, a maioria (30,5%) tinha uma jornada semanal de 40 horas ou mais. A pesquisa também mostrou que, quanto mais nova a criança, maior a chance de estar em atividades agrícolas. O setor é considerado o mais pesado, devido ao manuseio de ferramentas de corte, riscos de contato com animais peçonhentos, além do problema da falta de fiscalização.

O trabalho infantil, contudo, não está restrito ao campo ou a carvoarias. Nas áreas urbanas ocorre muito trabalho de crianças, não raramente imposto por pais ou familiares ou por instituições tidas como respeitáveis.   



Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge