Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Negros são maioria entre jovens assassinados; quadro nacional se repete no ES

Publicado em 04.07.11 – Por Vivian Fernandes, da Radioagência NP

Dos 391 jovens assassinados nos cinco primeiros meses deste ano no Espírito Santo, 77% corresponde a negros. Somente em abril, foram 91 homicídios, cerca de três por dia. Essas informações são de uma pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Violência da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O estudo foi apresentado em debate sobre juventude e violência, na última quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa do estado.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Eugênia Raizer, o crescimento econômico do Espírito Santo não se reflete na superação das desigualdades sociais. Um mapa sobre a situação da violência no estado aponta que são nas comunidades mais carentes onde se concentram as maiores taxas de homicídios.

O Espírito Santo ocupa o terceiro lugar na lista de assassinatos de jovens no Brasil. Segundo dados do Mapa da Violência – elaborado pelo Instituto Sangari e o Ministério da Justiça –, em 2008 mais de 17 mil jovens foram assassinados no país. O mesmo estudo mostra que o número de morte entre brancos diminuiu, enquanto o de negros aumentou 12% em um período de seis anos. Diversos movimentos sociais e entidades pastorais promovem a “Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens”.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge