Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Instituto Vladimir Herzog lança projeto sobre a ditadura

Publicado em 27.06.11 - Por Gabriel Bonis, da Carta Capital

Em comemoração ao aniversário de 74 anos do jornalista Vladimir Herzog, morto em 1975 durante o governo militar, o instituto que leva o seu nome inicia, na segunda-feira 27, às 19h30, no Memorial da Resistência, em São Paulo, a primeira etapa do projeto Resistir é Preciso. A ação marca o lançamento da coleção Protagonistas dessa História, em 12 DVDs, que traz 60 depoimentos de jornalistas e de pessoas ligadas à imprensa antiditadura.

A iniciativa, que visa informar os jovens sobre o período em que os militares governaram o Brasil com maõs de ferro, também conta com um site. No portal há o perfil de todos os entrevistados – em breve estarão disponíveis trechos de seus depoimentos -, escolhidos com base em um material que o pesquisador José Luiz Del Roio juntou por 34 anos. “Encontramos mais de 200 publicações alternativas, clandestinas e de exilados”, diz o editor de conteúdo do projeto, Ricardo Carvalho.

Para Carvalho, o Resistir é Preciso tentou contemplar todos os vieses da época, principalmente o da mídia clandestina, ligada a partidos políticos. “Isso proporciona uma visão ampla de como o Brasil era fotografado por essas facções e como isso refletia em suas publicações”.

As próximas etapas do projeto devem incluir o lançamento de um livro, uma exposição itinerante no Banco do Brasil e a produção de dez documentários de 25 minutos cada para televisão. “Estamos resgatando um momento da história do Brasil com uma abordagem inédita”, conclui.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge