Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Not�cias do NPC
Trabalhadores e militantes se reúnem na inauguração da Livraria Antonio Gramsci

Publicado em 14.06.2011 - Por Sheila Jacob


Alan Tygel e MC Fiell em show de inauguração da livraria


No dia 10 de junho, uma grande festa no Centro do Rio marcou a inauguração oficial da Livraria Antonio Gramsci, do Núcleo Piratininga de Comunicação. Este espaço é dedicado à formação política e ao encontro de estudantes, comunicadores, professores, participantes de movimentos sociais e militantes de diferentes áreas. Nas prateleiras, livros novos e antigos sobre os mais variados temas, como comunicação, história dos trabalhadores, cultura, feminismo, direitos humanos, educação, sindicalismo e lutas sociais do Brasil e do mundo. Como explica a jornalista Claudia Santiago, essa é mais uma peça do grande mosaico de instrumentos da esquerda para a construção de uma outra sociedade e de um outro mundo. Um mundo para todos.


 Variada programação cultural

“O pior analfabeto. É o analfabeto político, Ele não ouve, não fala, Nem participa dos acontecimentos (...)”. Os versos do dramaturgo marxista alemão Bertolt Brecht deram o tom da abertura, declamados pelo ator Carlos Maia. Depois, seguiram-se o funk e o rap, manifestações musicais de denúncia das condições de vida da periferia e de convocação à participação popular. O MC Fiell foi uma das grandes estrelas da festa, com a apresentação do rap “Trabalhadores do Brasil”, inspirado nas aulas promovidas pelo NPC. Também se apresentaram o rapper Gas-PA, do Coletivo de Hip-Hop LUTARMADA,  e ex-alunos do curso de comunicação popular, como Alan Tygel e Ramon Bezerra.


A festa de inauguração esteve recheada de amigos de diferentes estados e lutadores em geral. Dentre os presentes, uma referência nacional da luta pelo socialismo no Brasil: Zuleide Faria de Melo, presidente da Associação Cultural José Martí do Rio e integrante do Comitê Central do PCB. Também compareceram estudantes das mais variadas áreas; militantes de diferentes partidos políticos e de diversos movimentos sociais, como o MST; representantes do gabinete do Marcelo Freixo (PSOL-RJ); brigadistas de Cuba; jornalistas populares; artistas populares; alunos e ex-alunos dos cursos de comunicação comunitária promovidos pelo NPC. Todos comprometidos com a luta pela igualdade de direitos e justiça social.

A ideia é que a Livraria Antonio Gramsci seja um espaço de referência para a esquerda do Rio de Janeiro. Além de ser o mais novo ponto de vendas da Expressão Popular na cidade, lá podem ser encontradas e encomendadas obras de diversas editoras do país, como a Boitempo, Companhia das Letras, Perseu Abramo, Record, Paz e Terra, Vozes, Mauad, Publisher, dentre outras. Um dos objetivos é também divulgar livros que possuem pouco espaço na mídia tradicional, mas que são de grande relevância para a memória das lutas sociais no mundo. Por isso o acervo está sendo atualizado aos poucos, a partir de dicas recebidas de companheiros do país inteiro.

Não deixe de nos fazer uma visita! A Livraria Antonio Gramsci está localizada no Centro do Rio: Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo (fundos), Cinelândia – ao lado da Câmara dos Deputados. Algumas fotos da inauguração estão em nosso facebook, perfil Núcleo Piratininga NPC.
Informações pelo telefone 2220-4623, e também pelo e-mail livraria@piratininga.org.br.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge