Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Imprensa empresarial/burguesa manipula informações para atacar livro didático

Publicado em 24.05.2011

[Por Sheila Jacob] Nas últimas semanas o livro didático de português Por uma vida melhor gerou grande repercussão em muitos veículos de mídia. O trecho que gerou tantas polêmicas está no capítulo “Escrever é diferente de falar”, que faz parte do Programa Nacional do Livro Didático. Após ver na imprensa muitas informações incorretas e imprecisas, a Ação Educativa, responsável pelo conteúdo do livro, divulgou uma
nota de esclarecimento

Para grande parte da mídia, o livro didático conteria “erros gramaticais”. Mas, como mostra Vera Ribeiro, coordenadora da Ação Educativa, ao tratar da “concordância entre palavras”, os autores da obra discutem a existência de variedades do português falado, sem, contudo, demonstrar preconceito em relação a elas. Os autores completam mostrando que há um padrão formal da língua. Não deixam, portanto, de ensinar a norma culta. Apenas indicam que existem outras variedades diferentes desta. “Uma escola democrática deve ensinar as regras gramaticais a todos os alunos sem menosprezar a cultura em que estão inseridos e sem destituir a língua que falam de sua gramática, ainda que esta não esteja codificada por escrito nem seja socialmente prestigiada”, afirma Vera Ribeiro. 

Nessa sexta-feira, 20 de maio, a Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e a Associação de Linguística Aplicada do Brasil (Alab) publicaram notas de apoio ao livro. As entidades também repudiaram a cobertura de veículos de imprensa, defendendo a proposta de que é preciso ensinar a norma culta sem desprezar as outras variantes linguísticas usadas pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a quem o livro é destinado.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge