Poltica
Trechos do comentário do sociólogo Moacyr Pinto ao texto de Emir Sader
“1. A questão não é apenas midiática - "demos uma entortada nos neoliberais nos campos político-eleitoral e até econômico”, mas continuamos apanhando de chinelo no cultural-educacional;
2. O "modelo norte-americano" - posso chamar de sociedade de consumo de massas? - que estamos desenvolvendo - está gerando, entre outros sub-produtos, um "ódio mortal" dos "brancos", "paulistas", contra os pretos, nordestinos, "mulheres", enfim, contra todos aqueles e aquelas que sempre apitaram pouco ou quase nada, nos jogos políticos e econômico do país.
3. (...) ao movimento sindical cabe enfrentar os patrões e o governo, este se e quando precisar, nas obras do PAC e também fora dela, além de cuidar do avanço na formação política e ideológica de toda a classe trabalhadora brasileira, que não pode ser restringida aos metalúrgicos, bancários, professores e mais alguns setores do funcionalismo público. Idem em relação aos setores mais progressistas da Igreja Católica, que andam encolhidos/sumidos, enquanto a direita da mesma cada vez avança mais, via Opus Dei, Canção Nova e que tais.
Do lado governamental, vou dar um exemplo de "erro estratégico" que ele vem cometendo no campo tratado por você: ao cuidar da expansão do ensino público de nível superior no país - medida excelente - o Governo Lula o fez apenas pensando no desenvolvimento econômico; daí, optou por "especializações regionais", investindo, em cada região, nas suas "vocações". Sendo assim, São José dos Campos, por exemplo, onde moro, onde sempre se respirou apenas tecnologia e pensamento conservador - militar e religioso - vem recebendo mais cursos e centros tecnológicos, que a Embraer agradece e são importantes para o conjunto do país, é claro, enquanto isso, no entanto, não temos uma universidade pública no Vale do Paraíba formando professores e cientistas sociais, além de geógrafos e planejadores regionais, etc, com capacidade e interesse em fazer, no nível local, o debate que você aponta e o país precisa.
É preciso investir, é claro, na formação universitária, pública e de qualidade, voltada para as ciências humanas, para o pensamento do desenvolvimento regional e para a formação de educadores de verdade e não, como acontece aqui em São José dos Campos, a "ideologia" que orienta a Rede Municipal é a do "empreendedorismo". Depois não sabem explicar por que as nossas crianças e adolescentes estão crescendo com uns procurando pisar na garganta dos outros.
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|