Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
SinjoPE repudia desrespeito a um direito de todos: a informação

Sinjope direito de preservar sigilo da fonte

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (SinjoPE) repudia a tentativa de desrespeitar um dos direitos e garantias fundamentais estabelecidas na Constituição Federal, expressadas na intimação da Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social recebida pelo jornalista João Valadares do Jornal do Commercio (JC), na última segunda-feira.

O acesso à informação de relevante interesse público é direito fundamental, que deve ser assegurado à sociedade, sendo esta uma função primordial da imprensa, ao ocupar o seu espaço mediador entre as fontes e a população em geral. É garantida ao jornalista a prerrogativa de resguardar o sigilo da sua fonte. Este direito está previsto na Constituição Federal (Artigo 5º, Inciso XIV) e no Código de Ética dos Jornalistas (Art. 5º).

Ao levantar provas que fundamentam notícias publicadas pelo jornal, o repórter João Valadares cumpriu com o seu compromisso profissional, orientado pelo próprio papel social do Jornalismo. Fiscalizar as ações do poder público e veicular, de maneira responsável, precisa e ética, informações que demandem respostas à sociedade, é contribuir para o amadurecimento da democracia e da cidadania.

Não é razoável admitir que esta ação seja passível de qualquer atitude intimidatória, sob o risco de retrocessos na luta permanente pela ampliação do direito à informação de interesse público e do debate aberto e consequente. O exe rcício do Jornalismo está pautado, sobretudo, na luta pela liberdade de expressão e pelo aprimoramento das instituições.

Por isso, SinjoPE considera a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação ou ao direito de preservar o sigilo da fonte como nocivo não apenas à prática do bom Jornalismo, mas à sociedade, com a qual a nossa categoria deve estar sempre comprometida.

A Diretoria


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge