Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Copa e Olimpíadas no Rio: Prefeitura é denunciada por violações de direitos humanos

Publicado em 22.02.11 - Por Radioagência NP

Moradores de comunidades que serão atingidas pelas obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, na cidade do Rio, denunciaram a Prefeitura na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH-OEA). Eles afirmam que o governo está executando, desde o último ano, uma política de remoção forçada de favelas. As comunidades da Restinga, Vila Recreio II e Vila Harmonia são algumas das vítimas dessa prática.

A agente da Pastoral de Favelas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Erika Glória, afirma que a prefeitura usa como justificativa da remoção, as construções das vias Transcarioca e Transoeste. Ela lembra que os moradores não estão contra o crescimento da cidade, mas questionam a maneira como as remoções são executadas. Ela também destaca que em alguns casos a prefeitura oferece moradias do programa Minha Casa Minha Vida. Mas é só depois de mudar e assinar o contrato que as famílias percebem que o imóvel não está quitado e que por muitos anos terá uma dívida com a Caixa Econômica Federal. Elas acabam se endividando, além de serem alojadas até 50 km de distância do local de origem.

Em resposta, a OEA solicitou mais informações sobre a situação emergencial de violação de direitos na qual se encontram essas comunidades.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge