Not�cias do NPC
NPC na formatura de jovens das favelas Parque Colúmbia e Jd. América
Publicado em 16.02.11
[Por Gizele Martins] A formatura dos alunos do curso profissionalizante da “Agência Jovem de Comunicação” foi realizada na manhã do dia 15 de fevereiro. O curso funcionou no semestre passado com alunos das favelas Parque Colúmbia e Jardim América, ambas localizado na Zona Norte do Rio. Os mais de 50 alunos, com idade entre 16 e 25 anos, apresentaram o blog que fizeram com assuntos ligados à comunidade.
Para a formatura foram convidados os representantes da “Oi Futuro” e do “Banco da Providência”, ambos patrocinadores do curso. Além disso, também estiveram na mesa a representante da Secretaria Municipal de Educação, Lilian Ferreira, e a jornalista e coordenadora do NPC Claudia Santiago, que trabalha há dez anos com comunicação popular e comunitária no Rio e no Brasil.
Ambas falaram sobre a importância dos jovens e dos próprios moradores de favela escreverem sobre a sua realidade. Para Lilian Ferreira, o primeiro compromisso que cada jovem tem que ter é com a comunidade. “Tudo o que eu vi aqui na apresentação dos dois blogs está relacionado com a ética, com a cidadania, e isso deve continuar. Fiquei feliz em ver pessoas que tem orgulho do local onde moram”, concluiu.
De acordo com Claudia Santiago, o trabalho da comunicação comunitária e popular é importante para cada jovem ali, mas só técnica não é suficiente. “Vocês aprenderam a fazer um blog. Agora, é preciso ter opinião, e isso pode ser construído com estudos, com a leitura de livros, de jornais, de revistas. Estudem!”, disse.
A jornalista completou ainda que a comunicação comunitária serve como um resgate da história da própria comunidade. “Esta comunicação existe para combater o preconceito que há em relação ao nome favela e às pessoas que moram nela. Não podemos incorporar as ideias que a sociedade passa para a gente. Temos que ter opinião. Precisamos mesmo fazer blogs, rádios, jornais comunitários para combater este grande preconceito sobre quem mora na favela”, acrescentou Claudia.
Os jovens recém-formados pretendem continuar com o trabalho. Vão se reunir toda semana e produzir notícias sobre a comunidade. Temas como educação, saúde, segurança, lazer, cultura, dentre diversos outros assuntos, podem ser encontrados nos dois blogs. Para conhecer, ajudar, opinar e dialogar com cada um destes jovens que fizeram o curso é só acessar: http://parquecolumbiarj.blogspot.com/ e http://jardimamericarj.blogspot.com/.
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|