Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Not�cias do NPC
NPC na formatura de jovens das favelas Parque Colúmbia e Jd. América

Publicado em 16.02.11

[Por Gizele Martins] A formatura dos alunos do curso profissionalizante da “Agência Jovem de Comunicação” foi realizada na manhã do dia 15 de fevereiro. O curso funcionou no semestre passado com alunos das favelas Parque Colúmbia e Jardim América, ambas localizado na Zona Norte do Rio. Os mais de 50 alunos, com idade entre 16 e 25 anos, apresentaram o blog que fizeram com assuntos ligados à comunidade.

Para a formatura foram convidados os representantes da “Oi Futuro” e do “Banco da Providência”, ambos patrocinadores do curso. Além disso, também estiveram na mesa a representante da Secretaria Municipal de Educação, Lilian Ferreira, e a jornalista e coordenadora do NPC Claudia Santiago, que trabalha há dez anos com comunicação popular e comunitária no Rio e no Brasil.


Ambas falaram sobre a importância dos jovens e dos próprios moradores de favela escreverem sobre a sua realidade. Para Lilian Ferreira, o primeiro compromisso que cada jovem tem que ter é com a comunidade. “Tudo o que eu vi aqui na apresentação dos dois blogs está relacionado com a ética, com a cidadania, e isso deve continuar. Fiquei feliz em ver pessoas que tem orgulho do local onde moram”, concluiu.

De acordo com Claudia Santiago, o trabalho da comunicação comunitária e popular é importante para cada jovem ali, mas só  técnica não é suficiente. “Vocês aprenderam a fazer um blog. Agora, é preciso ter opinião, e isso pode ser construído com estudos, com a leitura de livros, de jornais, de revistas. Estudem!”, disse.

A jornalista completou ainda que a comunicação comunitária serve como um resgate da história da própria comunidade. “Esta comunicação existe para combater o preconceito que há em relação ao nome favela e às pessoas que moram nela. Não podemos incorporar as ideias que a sociedade passa para a gente. Temos que ter opinião. Precisamos mesmo fazer blogs, rádios, jornais comunitários para combater este grande preconceito sobre quem mora na favela”, acrescentou Claudia.

Os jovens recém-formados pretendem continuar com o trabalho. Vão se reunir toda semana e produzir notícias sobre a comunidade. Temas como educação, saúde, segurança, lazer, cultura, dentre diversos outros assuntos, podem ser encontrados nos dois blogs. Para conhecer, ajudar, opinar e dialogar com cada um destes jovens que fizeram o curso é só acessar: http://parquecolumbiarj.blogspot.com/ e http://jardimamericarj.blogspot.com/.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge