Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Guia para profissionais de comunicação sobre aborto é lançado no Rio

Publicado em 14/02/11 - Por Marina Schneider

Foi lançada hoje, no Rio de Janeiro, a edição atualizada da publicação “Aborto - Guia para profissionais de comunicação”, uma obra das Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro.  Organizado por meio de uma parceria entre Grupo Curumim, Ipas Brasil e Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), o guia foi redigido pela socióloga Angela Freitas e tem como objetivo apoiar o trabalho de jornalistas que pretendem tratar o tema do aborto de maneira informativa e qualificada. A publicação também está disponível na íntegra na internet. Para consultar ou salvá-lo em seu computador, acesse http://abortoemdebate.com.br/arquivos/Aborto_Guia_comunicacao.pdf.

“O conteúdo é uma criação coletiva que reúne questões discutidas desde 1979 por grupos feministas”, esclareceu Angela Freitas. “O objetivo é levar para jornalistas as razões da argumentação a favor da legalização do aborto e sobre os direitos reprodutivos”, completou, frisando que ainda há muita falta de informação nos meios de comunicação sobre o tema.
O documento foi elaborado com base em fontes oficiais, de governos s institutos de pesquisa nacionais e internacionais, trazendo informações que poucas vezes estão na agenda pública. Além disso, há indicações de fontes para consultas e de especialistas que podem colaborar com possíveis reportagens.

Durante o lançamento do guia, a médica Leila Adesse, membro do Itas Brasil, ressaltou que se deve trabalhar no sentido de informar melhor a sociedade quando se trata o tema do aborto e que afirmar que é uma questão de saúde pública implica em justificar as razões pelas quais o tema se enquadra nesse contexto e o guia faz isso. “A gente precisa do apoio da área de comunicação. A saúde está lado a lado com a informação qualificada. Gostaria que vocês fossem multiplicadores dessa idéia para que possamos sair dos chavões”, disse aos jornalistas presentes no lançamento.

O guia

Na publicação, o leitor encontra um resgate histórico da proibição do aborto, prática que até 1830 não era punida no Brasil e que passa a ter uma legislação específica a partir da instauração do Código Criminal do Império. A publicação reúne, também, as normas técnicas do Ministério da Saúde sobre o tema e fornece dados sobre aborto no Brasil, na América Latina e no mundo e resume a questão e situação do direito ao aborto no mundo. Além disso, apresenta argumentos em favor do direito ao aborto, apontando-o como uma questão de direitos humanos e cidadania.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge