Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Pela primeira vez uma mulher é eleita como titular de um cargo na Mesa Diretora na Câmara

Por Gizele Martins

A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) é a 1ª vice-presidente da Câmara, o que, segundo a própria parlamentar, é “uma vitória histórica para todas as mulheres brasileiras”. Ela foi eleita titular de um cargo na Mesa Diretora, que é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. A Mesa é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários. Cada secretário tem atribuições específicas, como administrar o pessoal da Câmara (1º secretário), providenciar passaportes diplomáticos para os deputados (2º), controlar o fornecimento de passagens aéreas (3º) e administrar os imóveis funcionais (4º). 

Histórico:

Aprovada PEC que garante às mulheres vaga nas mesas diretoras da Câmara e do Senado

Relatório do Projeto de Emenda Constitucional de autoria da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) que garante representação proporcional de cada sexo na composição das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados, do Senado e das comissões das respectivas casas foi aprovado por unanimidade na manhã desta quinta-feira (17/09).

O termo “momento histórico” foi utilizado por várias parlamentares presentes na reunião, em referência à aprovação do relatório. Na Câmara dos Deputados, onde as mulheres ocupam 8,7% dos assentos, apesar de serem 51% da população do país, nenhuma jamais ocupou cargo na Mesa Diretora. Já no Senado existem atualmente duas mulheres exercendo cargos de destaque em seu órgão diretivo, como 2ª Vice-presidente e 4ª Secretária.

Em comparação aos demais países americanos, onde a média feminina de representação legislativa é de 21%, o quadro brasileiro é vexatório. Segundo estudos realizados pela União Interparlamentar, sediada em Genebra, o Brasil ocupa o penúltimo nesse ranking, superando apenas a Colômbia. Em países como a Argentina, que tem Cristina Kirchner na presidência, as mulheres são 40,7% dos membros da Câmara dos Deputados. No Chile, da presidenta Michelle Bachelet, elas ocupam 15% dos assentos.

Para a deputada Luiza Erundina, este foi o segundo round de uma luta muito difícil. “Para nós, mulheres, as coisas nunca foram fáceis. E exatamente por serem difíceis é que são tarefas nossas”, declarou.

O primeiro round, segundo a parlamentar, foi a aprovação do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, em março de 2008, relatado pelo deputado Michel Temer (PMDB/SP), atual presidente da Câmara dos Deputados. A proposta seguirá agora para o plenário da Casa e, se aprovado, em dois turnos, vai para o Senado. [Boletim da deputada Luiz Erundina]


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge