Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Observatório Social lança a publicação "A Floresta que virou cinza"

No dia 17 de fevereiro, o Instituto Observatório Social lançará a publicação A Floresta que Virou Cinza. A revista mostrará como grandes siderúrgicas brasileiras e norte-americanas financiam um esquema predatório e ilegal ao longo de sua cadeia produtiva, ligado ao trabalho escravo e a devastação ambiental.

 

O lançamento acontece em São Paulo, no auditório da Contraf-CUT, na Rua Libero Badaró, 158 – 1º andar –Centro. Favor confirmar presença até o dia 14 pelo e-mail secretaria@os.org.br

 

A edição especial da revista mostrará os diferentes graus de responsabilidade de empresas como Gerdau, Vale, Thyssen Krupp, Nucor Corporation, NMT, Ford, General Motors, Toyota e Nissan. Essas empresas compram ferro gusa produzido por siderúrgicas que usam 60% de carvão ilegal em seus fornos, no pólo siderúrgico de Marabá (PA).

 

O fornecimento de carvão é viabilizado por um esquema criminoso que envolve políticos, empresários e funcionários públicos do governo do Pará. O caso será revelado em detalhes pela revista do Observatório, que será lançada no dia 17 de fevereiro em São Paulo.

 

A reportagem mostra, por exemplo, por que três crimes tratados de forma distinta devem, de fato, ser vistos como parte do mesmo esquema:

1. O desvio de R$ 132 milhões de reais pela Máfia da Sudam, que em 2002 levou o senador Jader Barbalho à prisão e implodiu a candidatura da governadora Roseana Sarney à presidência da república;

 

2. O assassinato de Dorothy Stang, morta com seis tiros dentro de uma área de terras grilada pelo braço direito de Jader Barbalho nos desvios da Sudam;

 

3. O carvão do trabalho escravo e da devastação, que abastece o mercado internacional do aço e tem como integrantes do esquema políticos, empresários e servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará.

 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge