Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Brasil contabiliza 220 empresas com mão-de-obra escrava

Publicado em 05.01.11 – Por: Agência Efe

O governo elevou para 220 o número de empresas com mão-de-obra escrava no Brasil, informou nesta segunda-feira (3) o Ministério do Trabalho. Neste início de semana, 88 novas empresas foram incluídas na "lista-negra" atingindo o maior número registrado desde o início do estudo, em 2003.

A relação é atualizada semestralmente. Hoje, 14 empresas saíram da lista com melhorias nas práticas e uma saiu de forma temporária, por decisão judicial.

Além de diversas multas, os integrantes da lista negra têm acesso vetado às linhas de crédito dos bancos públicos e não poderão vender sua produção para instituições estatais.

O governo mantém as empresas na "lista negra" por um mínimo de dois anos e, para limpar o nome, os interessados devem pagar as multas correspondentes e provar que corrigiram as irregularidades. Entre as 220 empresas exploradoras de mão-de-obra escrava estão principalmente fazendas, engenhos de açúcar, madeireiras, construtoras e indústrias têxteis.

As fazendas costumam ser acusadas de explorar seus trabalhadores com horários excessivos, baixos salários e péssimas condições de segurança, higiene e alojamento. Em muitos casos os trabalhadores contraem dívidas abusivas com os empregadores pelo transporte de suas cidades de origem até as fazendas e pelo aluguel do alojamento, cuja quantia pode superar inclusive o salário que percebem.

************************************************************************************************************

Veja mais detalhes e a lista com as novas 88 empresas com mão-de-obra escrava na página da Agência de Notícias Repórter Brasil.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge