Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vdeos - Trabalho Escravo/TE
13 de Maio

Documentário sobre o trabalho escravo no Estado do Maranhão. Através dos depoimentos de representantes do Ministério Público do Trabalho, da Polícia Federal, do coordenador da Campanha Nacional Contra o Trabalho Escravo, de ONGs, entre representantes de outros grupos e entidades, o vídeo discorre sobre o problema e mostra a luta contra esta nova forma de escravidão no Brasil.

A miséria, a ganância e a impunidade são problemas enraizados na sociedade brasileira desde a colonização. Para reforçar essa idéia, 13 de Maio diferencia a escravidão contemporânea – que, segundo dados oficiais, atinge 40 mil trabalhadores no Brasil, da antiga escravidão dos negros, abolida em 1888. Explicita as condições degradantes que levam à caracterização legal do trabalho escravo. Apresenta soluções, como as ações repressivas, condenações criminais e a reforma agrária, e aponta a organização da sociedade como principal forma de enfrentar o problema. Os depoimentos de trabalhadores rurais libertados dão vida, realismo e emoção a que o tema merece.

Indicações de uso: 13 de Maio pode ser usado em aulas de Historia, Geografia, Cidadania e em debates políticos como forma de ilustrar o problema do trabalho escravo no Brasil. Direitos Humanos e a questão agrária no Brasil são outros temas que podem ser abordados através do filme.

Diretor: Cícero Silva; 2005; 18 minutos
Realização: Forem (Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão)

Contato: (98) 3213-1959 
drtma@mte.gov.br // www.mte.gov.br/delegacias/ma/conteudo/noticias/default1.asp


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge