Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Anistia Internacional visita comunidades ameaçadas de remoção no Rio

Publicado em 20.10.10

Nos dias 11 e 12 de outubro, representantes da Anistia Internacional fizeram visitas a algumas comunidades ameaçadas de remoção pela Prefeitura do Rio. Acompanhados pelos defensores públicos Alexandre Mendes e Roberta Fraenkel, do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública do Rio, eles passaram por Parque Colúmbia, Vila das Torres, Favela do metrô, Tabajaras (Estradinha), Vila Laboriaux (Rocinha), Vila Autódromo, Asa Branca e Restinga.

A  Anistia Internacional é um movimento global de defesa dos direitos humanos. Seus representantes, Patrick Wilcken e Renata de Souza, estiveram no Rio para investigar denúncias sobre as crescentes violações do direito à moradia provocadas pela realização de megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A principal reclamação dos moradores foi a forma como os funcionários da Prefeitura tratam os moradores das comunidades, além das péssimas condições a que estão sujeitos nas comunidades, como acúmulo de entulho, fios elétricos soltos e canos quebrados. Os moradores também denunciaram que os locais oferecidos pela Prefeitura para as novas instalações são de difícil acesso e estão longe de seu trabalho. Também muitos afirmaram que a indenização oferecida pela Prefeitura para a desocupação do imóvel é insuficiente para a aquisição de nova casa.

Em reunião realizada no dia seguinte à visita, Patrick Wilckem concluiu que os moradores estão sofrendo despejos forçados, muitas vezes feitos de maneira agressiva, segundo o relato de alguns. Segundo ele, a Anistia Internacional vai apoiar efetivamente a luta contra uma atitude ilegal, pressionando as autoridades para cumprir com suas responsabilidades e agir dentro da lei. Serão feitos relatórios a fim de realizar uma campanha pedindo mudança na situação em que os moradores se encontram.
                                                                       [Fonte: Informativo do NUTH]


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge