Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vdeos - Movimento Sindical/MS
Santo e Jesus metalúrgicos

Documentário sobre a luta dos metalúrgicos de São Paulo nos anos de 1978 e 1979. Mostra o clima de contraposição entre a diretoria pelega, amiga da ditadura desde 1964, e uma forte oposição sindical. A diretoria foi derrotada nas eleições de 1978 e, novamente, na votação dentro das fábricas, em 1981.

A história é narrada através de dois fatos condutores: o assassinato do operário Nelson Jesus, pelo dono da Metalúrgica Alfa, fábrica onde trabalhava; e a morte durante um piquete, na greve da categoria metalúrgica, em 1979, do líder oposicionista Santo Dias da Silva. O filme oscila entre contar a história dos dois operários assassinados, um pelo patrão e outro pela polícia, e narrar a saga da Oposição Sindical Metalúrgica em sua luta contra pelegos interventores daquele sindicato.

Santo Dias morreu durante a greve de nove dias, puxada pela oposição contra a vontade da diretoria oficial do sindicato. Através da voz de Santo Dias e de imagens de assembléias e manifestações, o vídeo percorre por dentro as fábricas metalúrgicas, leva o expectador a visitar as assembléias na rua, a participar de reuniões em Comunidades Eclesiais de Base e, finalmente, ao cemitério onde o metalúrgico foi enterrado. É uma aula que dá uma idéia daqueles anos turbulentos, acompanhando particularmente a Oposição Sindical Metalúrgica, um dos pólos que darão origem ao que ficou conhecido como Novo Sindicalismo.

 

Indicações de Uso: Para reconstruir o clima político dos anos de explosão das greves de 1978 e 1979 e para a discussão em sindicatos, escolas e Comunidades Eclesiais de Base. O filme se completa com o outro documentário da época: Braços Cruzados, máquinas paradas.Direção: Cláudio Kahns; 1983; 53 minutos
Produção: Pastoral Operária/SP, Núcleo 13 de Maio; Com cenas extraídas de "Braços Cruzados, Máquinas Paradas".

Contato: po.nacional@ig.com.br // cpvsp@terra.com.br


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge