Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Imprensa Sindical entra na briga pela vitória de Dilma no segundo turno

Publicado em 12.10.2010 - Por Claudia Santiago [Publicado originalmente em Porto Gente]

O movimento sindical, excetuando-se uma pequena parcela dirigida por sindicalistas que acham que para os trabalhadores tanto faz Dilma ou Serra, passou a semana em crise de pânico. Ninguém imaginava que houvesse segundo turno nas eleições presidenciais.  Os dados das pesquisas sobre a popularidade do presidente Lula levavam a pensar assim.  

Golpes podiam até ser esperados, mas, no fundo, embora possíveis, não se acreditava muito neles. E todos olhavam para a imprensa tradicional, esperando que algo de sujo pudesse sair dali.  Realmente saiu. Mas não foi só dali. Ninguém pensou sobre a possibilidade de as novas mídias serem utilizadas para o mal. E foi exatamente o que aconteceu. E-mails mentirosos e farta distribuição de DVDs em favelas e regiões populares, com conteúdo religiosos  contra a candidata Dilma amedrontaram o eleitor.  Foi uma campanha de difamação só comparável aos meses antes do Golpe de 64.

O corpo a corpo a corpo calunioso também aconteceu. A Agência Estado divulgou que, a um eleitor evangélico, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que citava Jesus Cristo como o "único homem que prestou no mundo" e que declarou voto em Dilma, a mulher de Serra, Mônica Serra, afirmou que a petista seria a favor do aborto.  "Ela é a favor de matar as criancinhas", disse a mulher de Serra ao vendedor ambulante Edgar da Silva, de 73 anos.

Passados os primeiros dias, o movimento sindical agrupado em torno da CUT, CTB e demais centrais legalizadas se recompôs , participou de plenárias, passeatas e começou a ir às ruas em defesa de sua candidata. Montou-se um grande esquema para responder aos e-mails mentirosos que ainda circulam pela Internet.  O debate de ontem, dia 10/10, na Band, animou ainda mais os sindicalistas dilmistas. Na avaliação destes, a candidata deu um show de inteligência, segurança e competência.

 

Tudo isso começa a ser refletido nas páginas da imprensa sindical. A partir de quarta-feira, muitos os sindicatos colocarão nas ruas jornais apresentando à sua categoria os motivos pelos quais se deve votar em Dilma. Esta jornalista que vos fala prepara um deles.

 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge