Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Lançamento do livro “Faces do trabalho: escravizados e livres”, de Maria Conceição Tavares, dia 30/09, no Rio

Publicado em 27/09/2010

No dia 30 de setembro será realizado o lançamento do livro “Faces do trabalho: escravizados e livres”. A obra é um trabalho coletivo que envolve vários autores do Grupo de Pesquisa Mundos do Trabalho, da Universidade Federal Fluminense. O lançamento acontecerá às 18 horas, na Livraria da Travessa, na Rua do Ouvidor, 17, Centro, Rio de Janeiro

Confira o texto de divulgação das editoras do livro:

Editora Fundação Perseu Abramo e Editora UFMG lançam “Leituras Críticas sobre Maria da Conceição Tavares”
 
O livro reúne artigos que abordam a trajetória da economista, bem como propõe uma reflexão acerca de sua importância à vida política do Brasil 
 
Portuguesa de nascimento, Maria da Conceição Tavares se formou em matemática na Universidade de Lisboa em 1953. Nos anos seguintes, mudou de nacionalidade e de profissão, naturalizou-se brasileira e tornou-se economista. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Maria da Conceição completou, em 2010, 80 anos anos, grande parte deles dedicados à militância política e a análise do crescimento econômico brasileiro. É neste ano também que a Editora Fundação Perseu Abramo, em co-edição com a Editora UFMG, publica uma compilação de textos escritos por renomados intelectuais brasileiros a respeito das reflexões e análises de Maria Conceição Tavares. No dia 24 de agosto, terça-feira, às 10h30, no Auditório da Reituria da UFMG.
 
Organizada por  Juarez Guimarães, a obra apresenta artigos de Ricardo Bielschowsky, Emir Sader, José Carlos de Souza Braga, Maurício Borges Lemos, além de uma aprofundada entrevista com a própria economista que elucida pontos de seus pensamentos, assim como conclui a linha narrativa pela qual percorrem os demais autores.
 
Em “Leituras Críticas sobre Maria Conceição Tavares”, Ricardo Bielchowsky, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), traça a trajetória da economista, abordando o valor do primeiro ciclo de formulações a respeito do crescimento da economia do país, que vai desde o início dos anos 1960, até meados de 1970. Em um segundo momento, também discorre sobre as considerações de Maria da Conceição relativas à estagnação do país, que se dá após as duas últimas décadas de crescimento do pós-guerra.
 
Emir Sader, sociólogo e atual presidente do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), faz uma reflexão a cerca da importância das análises pioneiras feitas pela intelectual sobre o novo ciclo da dominação financeira, liderado pelos Estados Unidos e que modificou o panorama mundial nas últimas décadas.
 
Em seguida, no artigo intitulado O irracional e o inteligível no capitalismo financeiro José Carlos de Souza Braga, professor de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aborda de maneira didática as contribuições de Maria da Conceição para o pleno entendimento das novas dinâmicas financeiras no capitalismo contemporâneo. Como o próprio autor destaca, a ideia é estimular a leitura dos originais de Maria da Conceição e ir além, propor um “reencontro ‘amadurecido’ com eles”.
 
Tendo como base para suas considerações os ensaios escritos pela economista no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, Maurício Borges Lemos, professor de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atual diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), investiga os impasses estruturais do desenvolvimento brasileiro com base nos modos de intermediação e acumulação financeira em países periféricos, e neste universo insere-se o Brasil.
 
A última parte da obra é composta por uma entrevista com Maria da Conceição Tavares concedida ao professor Juarez Guimarães, em março de 2010. Nela, vem à tona diversos temas entre eles a influência da família na formação de Maria da Conceição, os motivos que a levaram a ingressar no Partido dos Trabalhadores (PT), além de explorar as opiniões da entrevistada sobre o neoliberalismo e o socialismo democrático. Na sequência, “Leituras Críticas sobre Maria da Conceição Tavares” revela ao leitor um levantamento completo dos livros e ensaios escritos pela economista nos últimos 50 anos.  
 
Editora Fundação Perseu Abramo
 
Fundada em 1997, a Editora Fundação Perseu Abramo é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia. Com mais de 150 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloísio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chauí, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Francisco de Oliveiras, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros. Mais informações nos sites da editora
www.efpa.com.br ou da Fundação Perseu Abramo www.fpabramo.org.br
 
Sobre a Editora UFMG
 
Nesses 25 anos de trabalho, a Editora UFMG conquistou o reconhecimento do mercado editorial brasileiro e internacional, e é uma das quatro editoras mais importantes do país. Vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui um catálogo diversificado, com autores da UFMG e de outras instituições nacionais e estrangeiras, promovendo o intercâmbio e fomentando a produção de conhecimento. Este é o grande diferencial da Editora UFMG, que é responsável pela introdução no Brasil de autores consagrados como Antoine Compagnon, Homi K. Bhabha, Giorgio Agamben, Gayatri Chakravorty Spivak, Julio Ramos, Walter Mignolo. A qualidade de suas publicações, bem como das traduções que realiza, é a marca desta instituição que busca fortalecer cada vez mais sua contribuição para o desenvolvimento cultural e científico do país.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge