Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Mdia
Mais uma vez imprensa faz campanha para o PSDB

[Por Leonardo Martins Barbosa*] À semelhança do que ocorreu em 2006, a grande imprensa brasileira assume uma postura clara de apoio à candidatura do PSDB à presidência da República. Essa preferência partidária manifesta-se não por meio de editoriais, mas sim por meio da construção de uma agenda e de um imaginário que têm o objetivo de alavancar a referida campanha. A submissão do noticiário a esse projeto rebaixa a qualidade da cobertura jornalística a um segundo plano e inibe a politização das eleições.

Neste ano, o tema da corrupção é o que melhor se adéqua a essa agenda. Prova disso é a forma leviana com a qual o mesmo é abordado, sem a complementação de debates minimamente sérios que procurem pensar as origens ou mesmo o que é o problema da corrupção no Brasil. Ficamos restritos, desse modo, à imagem do bem contra o mau, que se adequaria melhor a contos de fadas do que às páginas de um jornal. O país fica, assim, sem um espaço público de grande amplitude em que relevantes temas nacionais possam ser discutidos. A construção de espaços com esse propósito - e não uma simples inversão da situação - é uma tarefa urgente para que nossa democracia continue a se aperfeiçoar.

[Leonardo é historiador, com mestrado defendido na PUC-RJ]


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge