Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Atentado à liberdade de expressão na Uerj

Publicado em 16/09/10 - Por Antonio Augusto

Presenciei um ato agora, tarde do dia 16/9, no oitavo andar do Pavilhão João Lira Filho, prédio central do principal campus da Uerj, que me indignou: a segurança da Uerj arrancava das paredes todas as folhas de papel que notificavam o debate sobre UPPs e milícias, a se realizar hoje, dia 16/9, com Marcelo Freixo e outros três palestrantes.

É um atentado à liberdade de expressão gravíssimo, ainda mais realizado dentro de uma universidade. E pela segurança da própria universidade. Notifiquei ao segurança que ele cometia um crime, o que paralisou o vandalismo de arrancar os cartazes. Informei-o que ordens criminosas não se cumprem. Procurei o reitor para cobrar providências, mas ainda não pude falar com ele, pois estava numa solenidade. Fiz a denúncia do grave fato ao Sintuperj (sindicato de funcionários), para que o nosso sindicato (sou funcionário da Uerj), junto com a Asduerj (a entidade de docentes) e o DCE, tome as devidas providências a respeito.

Não me digam que se trata de restrições à campanha eleitoral, pois debate com Carlos Minc teve propaganda nos próprios elevadores da universidade e em todos os murais.
A discussão sobre restrições indevidas à campanha eleitoral também é muito pertinente, pois é indispensável o mais amplo debate sobre as eleições e os candidatos, particularmente em centros questionadores como as universidades. Mas não é do que se trata de maneira imediata no abuso cometido na Uerj pela segurança da Uerj.
Queremos no caso igualdade de tratamento e garantia de liberdade de expressão para debatedores que são convidados a palestras na Uerj. Vamos impedir atentados à liberdade de expressão, abusos inqualificáveis como esse cometido aqui na Uerj.

Antonio Augusto

PS: Em tempo, não faço parte da campanha do Freixo, não voto no PSOL, mas como democrata e alguém que lutou contra a ditadura (que me voltou à memória neste vergonhoso episódio), me senti na obrigação de me mobilizar em defesa da democracia.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge