Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Projeto Vdeos - Lutas Mundiais/LM
ALCA: resistir é preciso

Alca: resistir é preciso

Aborda a Alca em suas três fases de negociação: de 1994 a 1998, de 1998 a 2002 e as discussões que se seguiram a partir de então. Didaticamente, explica o que é a OMC e o livre comércio. Enfoca a perda de soberania, as mudanças nos processos de decisão política de cada país e as lutas de resistência, como a Aliança Social Continental (ASC) e suas propostas de comércio justo, defesa do meio ambiente e da igualdade entre as pessoas.

O filme trata,também, das conseqüências da Alca para as mulheres, como o aumento do trabalho doméstico e a precarização do trabalho feminino.

procura explicar, através de diversas entrevistas, o que é a Área de Livre Comércio das Américas e suas conseqüências para os povos latino-americanos. Apresenta os antecedentes da Alca, desde o fim da II Guerra Mundial, passando pela criação do FMI, BIRD, o projeto neoliberal, a OMC, até chegar ao Consenso de Washington. Contextualiza as privatizações, a retirada do Estado das políticas sociais e a desregulamentação dos direitos trabalhistas como parte da ideologia neoliberal.

Indicações de uso: “ALCA: resistir é preciso”, por ser bastante didático, é indicado para aulas de História e Geografia do Ensino Médio e para debates políticos em que estejam introduzidos o tema da ALCA e do livre comércio.

Direção: Luciana Siqueira e Maria Eugenia Bertaneli; 2002; 36 minutos

Realização: Ser Mulher

Contato: (22) 2523-5282 / 2523-2706 / 2558-4170
sermulher@sermulher.org.br  // www.sermulher.org.br


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge