Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Governo Kirchner denuncia cumplicidade da mídia com ditadura militar

Publicado em 25/08/10 

O governo argentino  revela a suposta cumplicidade entre os diários Clarín, La Nación e La Razón e o regime militar para assumir o controle da empresa Papel Prensa em 1976.

O relatório “Papel Prensa: a verdade”, de 22 mil páginas e cuja versão resumida tem cerca de 400, apresentado pela presidenta argentina, Cristina Kirchner, "apresenta e sistematiza provas irrefutáveis da cumplicidade entre a ditadura militar e os donos dos diários Clarín, La Nación e La Razón”, disse em declarações a uma rádio a representante do Estado na direção da Papel Prensa, Beatriz Paglieri.

Fundada em 1972, a empresa, que abastece a 170 diários de todo o país, está nas mãos do Clarín — o maior grupo de mídia do país e em enfrentamente com o governo — com um cota de 49%, do Estado (27,46% de forma direta e 0,62% de propriedade da agência de notícias Télam) e do La Nación (22,49%), enquanto que 0,43% fica com terceiros.

Clarín e La Nación, os dois principais jornais da Argentina, denunciaram que o relatório é parte de uma ofensiva do governo de Cristina Kirchner para anular sua participação majoritária na maior fabricante de papel para jornais do país. O relatório inclui o testemunho de Lidia Papaleo, viúva do banqueiro David Graiver, acionista da Papel Presa e supostamente vinculado ao agrupamento guerrilheiro Montoneros, que diz ter sido forçada a vender suas ações em 1976 sob torturas e ameaças de morte por parte do diretor do Clarín, Héctor Magnetto, e da ditadura militar (1976-1983).

O relatório “Papel Prensa: a verdade” também conterá denúncias sobre supostas irregularidades administrativas e práticas de competição desleal por parte da direção da Papel Prensa, controlada pelos acionistas privados.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge