ltimas Notcias
Danças populares brasileiras em festa no Rio de Janeiro
Publicado em 06/08/10 - Com informações do Grupo Zanzar
No próximo domingo, 8 de agosto, a partir das 18h, o Centro Cultural Cordão da Bola Preta abre mais uma vez seu espaço para as danças populares brasileiras. A segunda edição da festa do Grupo Zanzar é especialíssima: conta com a presença de Lia de Itamaracá – a rainha da ciranda pernambucana, moradora da Ilha de Itamaracá –, junto de Dulce e Severina, as Filhas de Baracho, que acompanharam o pai, o mais importante de todos os cirandeiros, nas rodas de ciranda desde pequenas. O jornal The New York Times a chamou de diva da música negra. O francês Le Parisien comparou sua voz à da cabo-verdiana Cesária Évora. No Brasil, críticos de música comparam-na a Clementina de Jesus. As Filhas de Baracho completam um time de grande representatividade na cultura pernambucana.
O Zanzar abre o evento, com seu grupo musical e brincantes convidando todo o público a dançar na sua roda de coco. O DJ Tuta, do coletivo Vinil é Arte, faz a pista nos intervalos. O Zanzar é um grupo de música e dança que trabalha as linguagens das culturas populares tradicionais brasileira: coco, jongo, carimbó, cavalo-marinho, maracatu, cirandas, frevo, entre outros. Realiza a Oficina de Danças Populares semanalmente no Circo Voador, dentro das atividades da Escola Livre de Artes (ELA), e promove mensalmente uma roda de coco aberta e gratuita nos Arcos da Lapa e a sua festa, onde podem ser vivenciados esses ritmos, com a presença de seus brincantes animando e chamando todo o público a dançar.
O Centro Cultural Cordão da Bola Preta fica na rua da Relação, nº 3, esquina com a rua do Lavradio. A entrada normal custa R$15 e, com nome na lista amiga, R$10. Informações: grupozanzar@yahoo.com.br, www.grupozanzar.blogspot.com e (21) 8667 2949.
Núcleo
Piratininga
de Comunicação
—
Voltar —
Topo
—
Imprimir
|