Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Principal prêmio do governo americano vai para brasileiro

Publicado em 2/8/2010 - Cida de Oliveira - Rede Brasil Atual -
São Paulo - Pioneiro na pesquisa em busca da conexão entre o cérebro e máquinas, que no futuro pode levar a tecnologias que permitam, por exemplo, que pessoas com paralisia voltem a andar, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis foi agraciado com o prêmio mais importante concedido pelo governo dos Estados Unidos.

O Director’s Pioneer Award, programa de apoio a pesquisas dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), espécie de ministério da saúde, reconhece o trabalho de pesquisadores excepcionalmente criativos e com propostas pioneiras para desafios importantes na pesquisa médica e comportamental. É o primeiro brasileiro na seleta lista de vencedores.

O grupo liderado pelo brasileiro tem demonstrado que humanos e alguns primatas podem usar a atividade elétrica derivada de seus cérebros para controlar diretamente o movimento de dispositivos artificiais e complexos, como próteses e ferramentas computacionais. O conhecimento gerado pelas pesquisas tem possibilitado a evolução da tecnologia cérebro-máquina, um campo revolucionário.

Nicolelis planeja aplicar os US$ 2,5 milhões do prêmio no desenvolvimento do primeiro ambiente em realidade virtual controlado pelo cérebro e projetado para investigar as propriedades dinâmicas de atividades cerebrais em grande escala. Outra aplicação do auxílio será no desenvolvimento de alternativas para o tratamento de distúrbios neurológicos.

“A pesquisa em interface cérebro-máquina até hoje apenas tocou o enorme potencial biomédico que as tecnologias ativadas pelo cérebro deverão ter no futuro, tanto na neurociência básica como na clínica”, disse Nicolelis.

Nicolelis graduou-se em medicina pela Universidade de São Paulo em 1984, onde fez o doutorado em ciências-fisiologia geral. É fundador do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), localizado em Natal. Em abril, o cientista foi eleito para a Academia Francesa de Ciências. (Com informações da Agência Fapesp_


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge