Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Índices de violência contra indígenas no Brasil continuam alarmantes

Nessa sexta-feira, 9 de julho, às 15h, será lançado um relatório sobre as várias formas de violência sofridas por indígenas no Brasil no ano de 2009. O Relatório de Violência Contra Povos Indígenas no Brasil 2009 foi elaborado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Ele será encaminhado a autoridaes e entidades nacionais e internacionais de defesa dos direitos humano.

O documento mostra que, no ano passado, foram 60 assassinatos, 16 casos de tentativa de assassinato e 19 suicídios.
O estado do Mato Grosso do Sul (MS) é o mais violento. Foram 33 indígenas assassinados, o que representa 54% do total de 60 casos apresentado pelo documento. Para o secretário adjunto do Cimi, Saulo Feitosa, os responsáveis pela violência na região são a atuação do agronegócio no estado e a omissão do governo federal em relação às questões indígenas.

"Como as terras indígenas não estão protegidas e nem demarcadas, as invasões permanecem e resultam nesses  dados de violência. O Mato Grosso do Sul é uma área de expansão do agronegócio. Além da pecuária há também a monocultura da soja e, agora, a expansão da monocultura da cana. Com isso os índios acabam sofrendo com a expansão desses monocultivos que avançam em seus territórios", analisa Feitosa.

Fonte: Radioagência NP


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge