Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Radiografia
Saiba como o sindicato dos Policiais Civis de Porto Alegre se comunica com a categoria

Entrevista com Cládio Wohlfahrt, diretor de Comunicação da URGEIRM

Quais os veículos de comunicação que o sindicato possui?

1 – Sítio na internet www.ugeirm.com.br e neste, o tradicional fale conosco

2 – Notícias on line através da ferramenta “News” na qual o interessado se cadastra no sítio e passa a receber sempre que postamos nova notícia. A news é disparada sempre que temos nova notícia. Temos cerca de mil usuários cadastrados.

3 – Jornal da Ugeirm, impresso tipo tablóide em tiragem de 7.500 exemplares, entre 12 e 16 páginas em cores. Enviado por correio ao associados.

4 – Boletins impressos que são enviados por fax, devido ao fato de não termos acesso livre à internet em algumas delegacias.

5 – Recentemente o twitter. Ainda em início de utilização.

 

- Quando foram criados?

O sítio foi lançado em 2001. O Jornal surgiu junto com a entidade no ano de 1980. O Boletim impresso já é utilizado desde o início da década de 90.

O twitter no mês de abril de 2010. 

- Qual a tiragem do jornal impresso?

7.500 exemplares 

- Qual a forma de distribuição?

Correios em torno de 5500 e o restante pessoalmente em visitas aos órgãos pela diretoria. 

- A distribuição foi interrompida em algum período?

Sim, seguidamente é quebrada a peridiocidade, em virtude da falta de organização da direção e assessoria de imprensa e o jornal que deveria ser bimensal acaba saindo de 6 em 6 meses. 

- Quem decide o conteúdo do jornal e site?

A pauta é toda definida em reunião de diretoria. 

- Como os trabalhadores da base participam da definição da pauta?

De duas formas:

A primeira é enviando opiniões sobre variados temas e sendo aproveitado no nosso espaço “Opinião” existente no jornal.

A segunda é demandando a diretoria através de críticas ou cobranças. Ou seja, os temas que mais preocupam a categoria são os que mais são abordados pelo jornal. 

- Qual o tipo de matéria que a categoria mais gosta de ver?

Temos um espaço chamado “Arara” que são de críticas curtas direcionadas ao nossos chefes e políticos que segundo o colhido por comentários, é nosso espaço mais lido. Além disso as informações do Jurídico referente as ações que temos ganhos pecuniários sempre é bem comentada.

- Vocês fazem algum tipo de pesquisa para saber a opinião dos trabalhadores?

Não. Nunca fizemos. 

- Quantos profissionais trabalham na área de comunicação?

Temos uma empresa que tem jornalista e diagramador que nos atende. E também temos um publicitário que cria as peças de campanhas da entidade. Além deste diretor. 

- Como são utilizadas novas ferramentas de comunicação (como twitter...)?

Estamos aprendendo a lidar com essa ferramenta e em geral postamos linck das notícias que estão em nosso sítio.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge