Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Fecharam o Canecão... finalmente!

Casa de espetáculos funcionava irregularmente em espaço público há 15 anos

Por Silvana Sá


O assunto da mídia carioca é: “fecharam o Canecão”. Entra em cena o prefeito Eduardo Paes lamentando o fato. A imprensa noticia com grande pesar o acontecido. Mas ninguém questiona o fato de a casa existir num espaço público! Espaço que custou o dinheiro de cada cidadão. Ninguém questiona os preços exorbitantes dos ingressos da casa de espetáculos. A única coisa que dizem é: “perdemos um ponto de cultura da cidade”.

E fica uma pergunta: que cultura? Ou melhor: cultura pra quem? Uma cultura mercantilizada, que é acessível a quem tem dinheiro. Essa é a cultura que interessa para o desenvolvimento de uma sociedade?

Só “venha a nós”
A administração do Canecão utilizava o terreno irregularmente desde 1995. Desde 1997 há uma briga judicial movida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dona do espaço, pela reintegração de posse.

Mesmo com o lucro obtido em cada show realizado, nada era repassado à universidade. Isso nos lembra grileiros que se apossam de terras públicas – como fez a empresa Cutrale que roubou terras da União para plantar seus pés de laranja derrubados (com toda a razão) pelo MST. Nesse caso, a mídia e governantes se comportaram da mesma maneira: viram a ação, mas não viram a grilagem. Questionaram o movimento, mas não a questão social que está por trás disso.

É definitivo
A decisão judicial que resultou no fechamento da casa não permite mais recursos. Já era hora! Afinal, são 13 anos de luta na justiça. A cada decisão favorável à UFRJ, a administração do Canecão recorria da sentença.

O prefeito da UFRJ, professor Hélio de Mattos, afirmou à imprensa que utilizará o espaço para montar um centro cultural. Sendo, de fato, da universidade e sem o comprometimento com o mercado "cultural", as chances do espaço ser, realmente, um lugar de cultura e saber são bem maiores.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge