Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
I Encontro dos atingidos pela Vale lança Dossiê

[Por Jéssica Santos – NPC] O lançamento do Dossiê dos Impactos e Violações da Vale no Mundo lotou o auditório Nelson Carneiro, na Alerj, no dia 15 de abril. Os participantes ouviram atentos uma breve apresentação do dossiê e relatos dos que sofrem com as ações da empresa no Brasil, no Canadá, em Moçambique e em outros países da América do Sul.


O dossiê reúne denúncias de violações de direitos trabalhistas e informações sobre os impactos socioambientais nas comunidades onde a Vale está localizada. O documento é um
registro das estratégias que a empresa utiliza quando inicia sua exploração num determinado território, feito a partir ponto de vista das comunidades, dos trabalhadores e das organizações da sociedade civil que lidam com a defesa de direitos humanos e do meio ambiente.


Canadá

No Canadá, trabalhadores da Vale-Inco estão há nove meses em greve. O sindicalista James West relatou que a empresa usou como desculpa a crise econômica para violar direito dos trabalhadores  conquistados através da luta. “Imagina perder tudo o que nossos avós conquistaram. Não poder passar nada para os nossos filhos. Só temos uma saída para isso não acontecer: lutar.”


Eixo Carajás

Quanto ao Eixo Carajás, José Ribamar relatou o impacto da construção da Estrada de Ferro dos Carajás, que praticamente dividiu um povoado ao meio e não há qualquer interesse da empresa ou das autoridades em melhorar a situação das populações locais.


Moçambique

A falta de interesse é a mesma em Moçambique. Jeremias Vunjanhe contou como a Vale enganou a população com o discurso do “desenvolvimento”.  A empresa ainda está se instalando no país, mesmo assim,  já ocupou terras, dividiu comunidades e violou direitos. “Nosso apelo é que esse primeiro Encontro olhe para Moçambique e obrigue a Vale a respeitar os direitos dos povos, principalmente os mais pobres”.

 
Peru

No Peru a situação não é diferente. Victor Acosta, representando países da América do Sul, denunciou as ações irresponsáveis da empresa, que degrada o meio ambiente. “Queremos que nossos bens naturais sejam de todos e não de um pequeno grupo de poder”.

 

Moises Silva, da caravana mineira, lembrou a luta dos trabalhadores na garantia de seus direitos. Além dele, a historiadora Virginia Fontes e os deputados Paulo Ramos e Chico Alencar deram depoimentos. O evento foi mediado pelo deputado Marcelo Freixo.

 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge