Entrevistas com o NPC Linguagem para transformar o mundo
Por Sheila Jacob
Dicionário de Politiquêséo novo livro de Vito Giannotti, escritor
e coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Escrita em parceria
com Sérgio Domingues, a publicação é um manual prático de linguagem para ser
usado todos os dias por quem deseja se comunicar com muitas pessoas. São cerca
de 3500 verbetes incompreensíveis traduzidos para a língua dos “normais”, ou
seja, para a grande maioria da população que não passou mais do que oito anos
nos bancos escolares.
Vito Giannotti já escreveu outros livros sobre o tema. Essa
preocupação vem do reconhecimento da importância da linguagem na disputa de hegemonia,
ou seja, na disputa por uma nova visão de mundo, por novos valores, para que se
chegue à organização da classe trabalhadora para a transformação. “Temos que convencer
vários milhões de que é necessário mudar os rumos, participar, se
mobilizar e tomar o poder das mãos dos nossos inimigos de classe. E como se
convence? Comunicando. Em que língua? Na que todos entendem”, afirma o autor.
Confira a entrevista
completa.
Foto por Camila Marins
Como surgiu a ideia
de escrever esse Dicionário de Politiquês?
Anecessidade de
escrever esse livro vem da constatação de que muitas vezes a linguagem que os
sindicalistas, os jornalistas sindicais e os militantes de esquerda falam se
torna muito difícil para aquelas pessoas que eu costumo chamar de “normais”. Ou
seja: a maioria. Essa constatação é evidente, basta perguntar a quem está assistindo
a uma palestra ou um debate. Provavelmente essa pessoa vai confessar que
entende muito pouco do que está ouvindo. Isso também acontece com a escrita. Se
alguém vai ler um texto e não conhece sete, oito ou dez palavras, acaba se distraindo
e não consegue entender o sentido geral daquela mensagem. Isso eu descobri
quando trabalhava como metalúrgico em São Paulo, durante uns vinte anos. Percebi
que o discurso feito por nós, militantes de esquerda, revolucionários, era
muito bom, muito bonito, tinha um conteúdo muito rico, mas tinha um pequeno
problema: o público-alvo. Aqueles que queríamos convencer não conseguiam
compreender nossa mensagem sobre a necessidade de mudança e a importância da
luta.
E essa preocupação
vem desde quando mais ou menos?
Desde a década de
1970 comecei a discutir esse assunto com outros companheiros que faziam comigo
os boletins clandestinos, os jornais sindicais. Nós até inventamos a palavra operariês, que é exatamente o contrário
do intelectualês. E percebemos que
havia ainda outros ês: o juridiquês do advogado; o economês, típico dos economistas; o politiquês etc. Vimos então que era
essencial se preocupar com a linguagem. A partir daí escrevi vários livros ao
longo desses anos para tratar dessa questão. O primeiro deles foi O Que é o Jornalismo Operário
(Brasiliense). Depois veio o Manual de
Linguagem Sindical (NPC) escrito com Claudia Santiago e Sérgio Domingues, que
foi um ensaio de dicionário. A argumentação de todos eles é a mesma: a
necessidade de falar a língua que o pessoal entende. Aí vem uma velha questão,
que é muita gente achar que estamos “rebaixando” a linguagem. Não se trata de
rebaixar, mas sim de traduzir. É muito simples: eu falo casa com quem entende a língua portuguesa, mas não adianta falar casa com franceses. Com estes tenho que
falar maison, se não a mensagem não
será transmitida. Ou seja, você tem que saber muito bem duas línguas: a que você
está falando, e aquela para a qual você quer traduzir. Isso não é rebaixar, é
fazer entender. Por exemplo: como você vai usar a expressão “Calcanhar de
Aquiles”? 95% da população nunca viu Aquiles, não sabe quem foi ele, o que isso
significa. Você pode, então, substituir por “o nosso ponto fraco”, “nossa
dificuldade”. Pode falar da maneira que quiser, mas não “Calcanhar de Aquiles”.
Este só para doutores, ou quem conhece mitologia grega.
Você citou outros
livros já escritos sobre essa questão – como o Muralhas da Linguagem, por exemplo. Qual seria a principal diferença
desses anteriores para esse Dicionário?
O Muralhas da
Linguagem é bem diferente. São cerca de 250 páginas de argumentação e de
explicação do porquê dessa dificuldade de alguns de se entender uma linguagem
mais elaborada. A ideia central do Muralhas
é que a causa dessa diferença está no nível de escolaridade. O problema é que um engenheiro
ficou nos bancos escolares durante 25 anos... A mesma coisa um médico, um
psiquiatra, um dentista etc. E a imensa maioria dos trabalhadores do mundo,
quantos anos estudaram? A média no Brasil é seis anos. Quem ficou seis anos não
entende “calcanhar de Aquiles”, “irreversível”, “irreconciliável”. Então tem
que traduzir! Quando você quer usar uma palavra que considera importante, pode
introduzi-la, mas depois explica, traduz logo em seguida. Eu posso, por
exemplo, dizer “na atual conjuntura, ou seja, na situação em que vivemos
hoje...”. Assim eu uso um termo novo, e não estou impedindo a compreensão. Mas
é preciso ter cuidado para não exagerar. Em um artigo de duas laudas, posso
fazer isso uma ou duas vezes, no máximo, se não o nosso artigo se torna uma
aula de português.
Voltando à questão da
diferença entre os livros sobre linguagem. Podemos dizer que enquanto Muralhas da Linguagem discute a teoria,
o Dicionário é um manual para o dia-a-dia de quem vai se comunicar?
Isso. O primeiro é uma conversa para mostrar a necessidade
de se usar uma linguagem compreensível por todo mundo. Já o Dicionáriode Politiquês é prático: após uma rápida introdução, entra uma
lista de cerca de 3500 verbetes, relacionados a uma ou duas frases que dizem a
mesma coisa de maneira clara. Então este dicionário não é para ensinar a usar
as palavras difíceis, mas sim para o contrário: para aprender a traduzir. Se
tem lá “irreversível”, não é para usar essa palavra, mas sim para usar outro
termo ou expressão no lugar.
Para quem você indica
o Dicionário de Politiquês?
Ele é para professores, jornalistas, sindicalistas,
formadores, militantes políticos que vivem o tempo inteiro falando com muita
gente. Ou seja: é para todo mundo que quer conversar com o povo. Para quem estudou
mais de doze anos, ou então para quem já aprendeu a falar outra língua, quem
tem uma certa vivência política e social e frequenta reuniões, debates,
seminários, cursos, encontros, palestras... Essa pessoa também precisa de
dicionário.
E como você foi
recolhendo essas expressões, essas palavras?
Em cada curso que dou pelo Brasil afora escuto dezenas de
palavras complicadas. Então cada vez que eu escutava um termo ou frase,
anotava. E não foi só ouvindo não, foi também muitas vezes lendo artigos de
jornais para metalúrgicos e até mesmo para professores de escolas públicas.
Assim juntei essas 3500, mas teria muito mais. Quero chegar a 5000,e isso não é difícil.
Como você disse, essa
preocupação com a linguagem já tem uns 40 anos. Você acha que a esquerda em
geral, os movimentos sociais e os sindicatos não aprenderam a se comunicar?
Não é que nós da esquerda não aprendemos não. Na verdade
nunca quisemos aprender, porque isso não interessa. Na visão geral da esquerda
essa discussão de linguagem é besteira, porque o “importante é a política, é a
mensagem, e o povo tem que entender”. Também acho que o povo tem que entender,
mas quais são as condições que existem para essa compreensão? Bem, a culpa é
nossa porque, primeiro, a nossa luta ainda não foi suficiente para que no
Brasil haja uma maior escolaridade. Segundo: ainda não nos convencemos que esse
problema da linguagem é real e é sério. Nos sindicatos, nos meios de esquerda,
a atitude geral é a seguinte: o importante é o conteúdo, é a mensagem... Com
isso se deixa de lado a forma, a preocupação com a língua que se fala. Não
adianta transmitir uma mensagem maravilhosa se for em uma língua que ninguém
entende. Por isso a importância de se traduzir.
É claro que temos que fazer crescer o nível de conhecimento,
e para isso temos que lutar por escolas decentes, universais, que ensinem de
verdade, que ensinem o significado de todos esses termos. Mas infelizmente não
é isso que temos no Brasil hoje. Na última estatística mundial do PISA
[Programa Internacional de Avaliação de Alunos], de 55 países o Brasil ficou em
último lugar em interpretação de textos. Esse é o quadro do nosso ensino. Com
ele o povo não vai entender expressões como, por exemplo, “uma luta
fratricida”. Então, precisamos lutar pelo acesso de todos e todas a uma
educação de qualidade. Mas esse não é o papel dos nossos boletins, dos jornais,
dos discursos... Nestes devemos usar as palavras que todos sabem.
E você acha que, por
outro lado, a burguesia se preocupa mais com a linguagem?
A direita não tem muito problema para transmitir sua
mensagem. A sua preocupação em manter a hegemonia é primeiramente na força. Eles
têm a polícia para fazer obedecer, o exército para impor sua vontade, o
judiciário para impor as leis da classe hegemônica... Mas às vezes a coerção
não é suficiente, e então vem a preocupação com o convencimento, com a
comunicação. E eles se preocupam mais do que nós com a comunicação. Basta prestar
atenção no Jornal Nacional, analisar
as palavras usadas e o tamanho das frases. Muito dificilmente você encontra uma
com mais de 20 palavras. E essa é outra norma da linguagem. Além de não usar
palavras complicadas, as frases têm que ser curtas. Alguns estudos já provaram
que uma frase longa é chata, deixa de ser interessante, não desperta atenção, e
a pessoa se distrai facilmente. A direita sabe disso, e aplica quando quer
convencer. Nós de esquerda, que queremos fazer uma luta contra-hegemônica,
temos uma obsessão “politicista”, ou seja, o importante é a política, e o resto
é secundário. O conteúdo é importante sim, mas se não for comunicado para as
chamadas “massas” acaba ficando restrito a um pequeno grupo de “entendidos”.
Então a linguagem
está diretamente ligada à disputa de hegemonia?
Claro. Disputar a hegemonia significa, primeiro, disputar a
visão de mundo, os valores, e levar a novas atitudes para se contrapor à atual
forma de organização do mundo. Ou seja: mudar. Nessa nossa batalha
contra-hegemônica, nós precisamos de duas coisas, como dizia Gramsci:
precisamos ter convencimento da
classe com a qual nós queremos fazer a transformação. E também precisamos de força, como a organização em partidos,
em centrais, em sindicatos, em governos. Mas, para isso, temos que convencer
vários milhões de que é necessário mudar os rumos do mundo, participar, se
mobilizar e tomar o poder das mãos dos nossos inimigos de classe. E como se
convence? Comunicando. Em que língua? Na que todos entendem.