"Mutações do visível" analisa avanços e contradições da comunicação em rede
Mutações
do visível, da comunicação em massa à comunicação em rede é o nome do novo livro
organizado pelo professor Dênis de Moraes, da UFF. A publicação, da Editora Pão
e Rosas, será lançada no dia 30 de março,às 19h, no auditório do Sindicato dos
Bancários, em Porto Alegre. Haverá um debate com os três autores brasileiros:
Dênis de Moraes, Antônio Fausto Neto e Valério Cruz Brittos. O debate será
promovido pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Sociedade
(Cepos), da Unisinos.
Em entrevista ao jornal Brasil de Fato, o professor explicou que
a publicação reúne autores que se destacam internacionalmente na análise dos
efeitos da cultura digital. O objetivo é avaliar criticamente as diversas
mutações comunicacionais e socioculturais que ocorrem hoje por força da acelerada
expansão das tecnologias digitais. Como afirma Moraes, existem contradições e
diferentes aspectos a serem considerados antes de se aceitar passivamente o
culto celebratório do novo e as euforias tecnológicas. "Devemos reconhecer
avanços como, por exemplo, as funcionalidades dos celulares; os serviços
públicos online; os espaços
colaborativos; e a divulgação descentralizada de dados, sons e imagens
através da internet. Mas não podemos deixar de ressaltar que há sérias
desigualdades nos acessos e usos dessas mesmas tecnologias. Parcelas
expressivas da população mundial continuam excluídas", analisa o organizador.