Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Encontro discute políticas culturais referentes aos povos guarani da América do Sul

Por Spensy Pimentel/ Brasil de Fato

Fica, desde já, como marco histórico o Encontro dos Povos Guarani da América do Sul durante a última semana, na Terra Indígena Tekoha Añetete, em Diamante D’Oeste, estado do Paraná. Os centenas de participantes indígenas estavam encantados com a beleza da reunião de tanta gente com fala, gestos e hábitos tão próximos, mas tão afastados no tempo e no espaço – principalmente devido à violência da colonização nos últimos séculos.

A pauta oficial do encontro terminou praticamente reduzida a questões ligadas à área da “cultura”, já que num mundo como o guarani, a “cultura” está estreitamente vinculada a temas como terra, saúde e educação. O evento culminou no lançamento de uma carta de reivindicações, recebida pelos ministros de Cultura do Brasil, Juca Ferreira, e do Paraguai, Ticio Escobar. O documento pede a criação de uma Secretaria Especial de Representação do Povo Guarani, vinculado ao Mercosul Cultural, com integrantes escolhidos pelos próprios indígenas. Também pede um debate permanente sobre os seus direitos, com a realização de encontros regulares dos povos Guarani brasileiros, paraguaios, argentinos e bolivianos. De forma sintética, ainda são reivindicadas políticas públicas para gestão territorial, saúde, educação e comunicação, entre outros, além de combate ao preconceito e violência contra os indígenas.

Para vários dos participantes, a carta, ainda que limitada em seus temas, já representa uma vitória, dada a histórica dificuldade na relação dos povos indígenas com os Estados nacionais da região. Já para representantes dos Guarani da Bolívia e do Paraguai, onde os povos indígenas têm maior tradição de participação e organização como movimento social, faltou “política” no evento.
Confira a cobertura completa do jornal Brasil de Fato.


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge