Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Índigenas denunciam violações de direitos devido à transposição do rio São Francisco

Uma comissão de indígenas do Nordeste brasileiro está na Europa para denunciar a entidades internacionais violações aos seus direitos devido às obras de transposição do rio São Francisco. Os brasileiros passarão por Itália, Suíça, Bélgica e França. Eles fazem parte da Campanha "Opará - Povos Indígenas em defesa do rio São Francisco".
Durante os encontros os indígenas reforçaram a necessidade de intervenção internacional para que o governo do Brasil cumpra a legislação brasileira e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho. A delegação também entregou o relatório "Povos Indígenas do Nordeste impactados com a Transposição do rio São Francisco", no qual são denunciadas todas as formas de violência contra os povos indígenas.
Segundo informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), cerca de 15% dos trabalhos da transposição já foram concluídos. As obras têm apoio do Exército Brasileiro, que ocupa os territórios indígenas Truká e Pipipã para garantir a continuidade das obras.
Com as obras de transposição, os povos indígenas vão perder sua fonte de vida e sobrevivência. Isso porque a água, a pesca e a mata ciliar estão sendo largamente prejudicadas. Os danos deverão atingir 33 povos indígenas da região além, de diversas comunidades quilombolas, ribeirinhas e tradicionais.

[Fonte: Agência Pulsar/ Adital]


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge