Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
Not%EDcias do NPC
Blogs ditos progressistas reproduzem criminalização aos movimentos sociais

Por Hamilton Octavio de Souza*

Alguns jornalistas blogueiros, que trabalham ou trabalharam até recentemente para a grande mídia liberal-burguesa, procuram "vender" a imagem de que seus blogs são "independentes", "progressistas", e não seguem as posições conservadoras e de direita da imprensa empresarial. Esses blogs formam hoje uma espécie de base midiática de direita do governo Lula, que é muito parecida com a base parlamentar de sustentação do governo Lula, integrada por malufistas, petebistas e grupos políticos de Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Collor de Mello etc.
Esses blogueiros criam um campo "difuso" de informações e posicionamentos para amplos setores da sociedade; chegam a confundir inclusive setores das esquerdas - na medida em que criticam os jornalistas e veículos mais reacionários da grande imprensa, defendem determinados aspectos do "desenvolvimentismo" do governo Lula ligados aos setores produtivos e estão empenhados na campanha eleitoral de Dilma Roussef contra a grande mídia tucana. Escondem as suas ligações com redes de TV e com a Fiesp.
No entanto, as máscaras desses blogs caem quando os trabalhadores e os movimentos sociais são atacados e criminalizados pelos poderes mais conservadores do País.Nos casos concretos das prisões de militantes do MST, em Iaras e em Santa Catarina, esses blogs silenciaram ou reproduziram matérias da grande imprensa liberal-burguesa. Não veicularam as notas distribuídas pela direção do MST e nem artigos defendendo os trabalhadores e as liberdades democráticas. Jamais denunciam a criminalização dos movimentos sociais.
Existem, evidentemente, muitos outros exemplos que mostram que a tal "independência" jornalística desses blogs é falsa, esconde filiações e patrocínios ocultos dos leitores; eles praticam o chamado jornalismo "chapa-branca", na medida em que defendem ações governamentais que interessam ao capital privado, e reafirmam princípios e valores do capitalismo. Não têm nada a ver com as posições das esquerdas, com as transformações sociais e a construção do socialismo, e muito menos com a prática de um jornalismo realmente comprometido com as lutas dos trabalhadores por um Brasil mais justo e mais igualitário.
 
Nos casos recentes envolvendo o MST, o que esses blogs deram na última semana, de 25 a 30 de janeiro, foi:
1 - Blog 1 - Reprodução da matéria do jornal O Estado de S. Paulo sobre as prisões.
2 - Blog 2 - Nenhuma referência às prisões do MST.
3 - Blog 3 - Reprodução de matéria da revista Carta Capital sobre a Corte Interamericana de Direitos Humanos.
4 - Blog 4 - Nenhuma referência às prisões do MST.
 
Está na cara que a mídia burguesa procura construir uma quinta-coluna no campo democrático-popular e de esquerda. A tática é antiga, agora invade a Internet. Nada mais do que isso.

* Hamilton Octavio de Souza é jornalista, editor da revista Caros Amigos, professor da PUC-SP e colaborador do NPC.
 


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge