Menu NPC
 
 Conheça o NPC
 Quem somos
 O que queremos
 O que fazemos
 Equipe
 Fotos do NPC
 Fale conosco
 Serviços do NPC
 Cursos
 Palestras
 Agenda
 Clipping Alternativo
 Publicações
 Livros
 Cartilhas
 Apostilas
 Agendas Anuais
 Nossos Jornais
 Dicas do NPC
 Dicionário de Politiquês
 Leituras
 Documentos
 Músicas
 Links
 
 
ltimas Notcias
Filme registra a saga de camponesas no Pará que lutam por justiça

Geraldina era a matriarca da família Canuto. Faleceu em outubro do ano passado, antes da finalização do documentário Mulheres, mães e viúvas da terra. Além de Geraldina, o filme também acompanha as histórias de Maria Joel e Marina Silva, registrando a luta das mulheres que perderam os seus companheiros no sul e sudeste do Pará, por conta da militância pela reforma agrária. Todos foram executados.
Boa parte dos casos ocorreu na década de 1980, considerada a mais sangrenta no Pará. Eram dias de existência da União Democrática Ruralista (UDR), o braço da intolerância dos ruralistas animado pelo deputado Ronaldo Caiado. Além da perda brutal dos maridos, as protagonistas do documentário possuem em comum a luta pela justiça, e a necessidade de assumirem o lugar dos maridos executados na direção sindical. Agora são elas que correm o risco de morte, como é o caso de Maria Joel.
O documentário foi realizado pelo professor Evandro Medeiros, da Universidade Federal do Pará (UFPA), núcleo de Marabá, a partir de edital do Ministério da Cultura. O filme integra uma trilogia sobre a luta pela terra no sul e sudeste do Pará. Antes foram realizados filmes sobre Dezinho e o caso Ubá.
Fonte: Blog do Rogério Almeida - http://rogerioalmeidafuro.blogspot.com/


Núcleo Piratininga de ComunicaçãoVoltar Topo Imprimir Imprimir
 
 NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação * Arte: Cris Fernandes * Automação: Micro P@ge